Através das duas válvulas AGR, e dependendo do estado de exploração, uma determinada quantidade de gases de escape é reconduzida à ala de admissão do ar, para reduzir a emissão de substâncias poluentes. A válvula AGR 1 está colocada à esquerda, e a válvula AGR 2 à direita da ala de admissão do ar.
Os conversores de pressão fazem a ligação das caixas de vácuo à alimentação de vácuo, através de tubos flexíveis. Eles comutam um vácuo variável para a caixa de vácuo, dependendo da activação através da unidade de comando DDE Slave. A activação do conversor de pressão efectua-se através dum sinal rectangular com relações de impulsos (= duração dos impulsos variável) entre 5 e 95 %.
A quantidade do gás de escape reconduzido influencia a massa do ar fresco de admissão: Quanto maior for a quantidade de gás de escape reconduzido, menos ar fresco é admitido. Uma vez que, para cada ponto de funcionamento, é conhecida a massa de ar fresco admitido, com a AGR desligada, a redução da massa de ar fresco admitido, através da recondução dos gases de escape, pode ser tomada como medida da quantidade de gases de escape reconduzidos. Para a regulação AGR, e para cada ponto de funcionamento, é determinada uma massa nominal de ar fresco, num mapeamento com os seguintes factores de influência:
Um factor adicional de influência é a regulação actual da adaptação recondução dos gases de escape (funções especiais SAV)
Durante o funcionamento, a quantidade dos gases de escape reconduzidos é regulada através da relação de impulsos no conversor de pressão, de tal modo que é admitida igual massa nominal de ar fresco, determinada para esse ponto de funcionamento.Com recurso ao medidor de massa de ar, as unidades de comando monitorizam de ambos os lados os desvios entre a massa nominal e real de ar fresco. Podem ocorrer os seguintes defeitos:
Indicação: Ao avaliar os defeitos memorizados, devem ter-se obrigatoriamente em conta os tipos de avaria, uma vez que a precisa localização de um defeito só ser possível com base nos tipos de defeito.
O estado da recondução dos gases de escape pode ser lido a partir da unidade de comando DDE. O estado indica se a regulação AGR está activa, ou se está desligada devido a alguma das condições abaixo enumeradas. Se a regulação da AGR estiver activa, o estado AGR = 0. Com a AGR desligada, os dados devem retirar-se da tabela abaixo indicada. Se existirem vários motivos para uma desactivação da AGR, é emitido o estado mais elevado.
e ao surgirem os defeitos seguintes: