O sistema do monitor de bordo representa para o condutor um meio informativo centralizado, com o qual obtém sob a forma de apresentação homogénea todos os dados necessários ou úteis no regime de condução.
O módulo de vídeo é parte integrante do sistema do monitor de bordo.
O módulo de vídeo 2 inclui o receptor de TV com função de teletexto e sistema de antenas diversity, assim como a comutação para os sinais de vídeo, audio e vermelho-verde-azul.
O módulo de vídeo é um participante do canal I/K e está apto para autodiagnóstico.
O módulo de vídeo controla o ecrã LC através das linhas vermelho-verde-azul. O som para a saída por voz do sistema de navegação (caso exista) é transmitido conforme o modo de funcionamento à saída das linhas de baixa frequência para o rádio.
Se não está instalado nenhum sistema de navegação, o módulo de vídeo gera os gráficos para os menus no monitor de bordo (janela de comunicação do utilizador).
Cada vez que a ignição é LIGADA, o módulo de vídeo identifica por si se um sistema de navegação é parte integrante da interligação do sistema e comporta-se em conformidade.
A função Sistema de antenas diversity integrada no módulo de vídeo assegura sempre, com a viatura parada, a melhor recepção possível.
Nessa altura, selecciona sempre, de acordo com determinados critérios, a antena que oferece a melhor recepção. É constituída por 2 antenas de janela com amplificadores e pela função Diversity no módulo de vídeo.
Os amplificadores para antena são alimentados por corrente pelo módulo de vídeo, através dos casquilhos de antena, à prova de curto-circuitos.
No módulo de vídeo encontra-se um receptor de TV com descodificador de teletexto.
O módulo de vídeo envia os sinais de vídeo através de três linhas (linhas RGB (vermelho-verde-azul)) no monitor de bordo LC.
Se estiver instalado um sistema de navegação, o sistema de navegação envia sinais de vídeo para o módulo de vídeo. Este possui um comutador interno, que comuta entre imagem de navegação/menu e imagem de TV.
O módulo de vídeo está interligado ao rádio do monitor de bordo através de linha de baixa frequência, que amplificam os sinais e os emitem através do altifalante.
O rádio comuta internamente os sinais acústicos do rádio para TV/navegação, se receber as respectivas informações do módulo de vídeo, através do canal I.
Se existir um sistema de navegação na interligação do sistema, o computador de navegação envia os sinais acústicos ao módulo de vídeo e este comuta internamente entre o som de TV e som da navegação.
Existem duas variantes possíveis do sistema do monitor de bordo, no qual o módulo de vídeo 2 está instalado.
Cada vez que a ignição é LIGADA, o módulo de vídeo identifica autonomamente se o sistema de navegação está instalado e comporta-se em conformidade.
Se não estiver instalado nenhum sistema de navegação no sistema do monitor de bordo, o módulo de vídeo 2 gera os gráficos para os menus (janela de comunicação do utilizador).
Se um sistema de navegação for parte integrante do sistema do monitor de bordo, é gerada a janela de comunicação do utilizador pelo computador de navegação.
O computador de navegação está ligado ao módulo de vídeo através de linhas vermelho-verde-azul (sinais de vídeo) e de baixa frequência (sinais acústicos). Em caso de necessidade, este passa as linhas vermelho-verde-azul para o monitor de cristais líquidos (LC) e as linhas de baixa frequência para o rádio.
Existe um programa de diagnóstico para o módulo de vídeo 2. Só é possível processar os módulos de teste depois de ter sido efectuado um autoteste com a duração aproximada de 2 min. Este autoteste é efectuado automaticamente pelo programa de diagnóstico.
Após substituir o módulo de vídeo, este deverá ser codificado através da Codificação ZCS