O banco activo contém dois sacos de plástico cheios de líquido (bolsas de líquido) que se encontram montados por baixo da superfície do assento. As bolsas são cheias e esvaziadas alternadamente, pelo que, a coluna vertebral da pessoa sentada no banco é ligeiramente movida. Deste modo podem ser evitadas contracções, retesamentos, sintomas de cansaço e dores lombares.
O sistema completo de banco activo é constituído pelos seguintes componentes
No estofo do assento estão montados dois sacos de plástico cheios de líquido (bolsas de liquido). No estado de repouso ambas as bolsas estão uniformemente cheias. Ao ligar-se o banco activo é activada uma bomba que esvazia uma bolsa e enche completamente a outra, pelo que a superfície do assento é levantada unilateralmente. Este estado mantém-se aprox. durante 10 segundos. De seguida, a bolsa volta a ser esvaziada até à posição mediana. Depois de uma nova pausa de aprox. 10 segundos, a bolsa é completamente esvaziada e a outra bolsa completamente cheia.
Este processo origina um balançar ligeiro e continuo da bacia humana, o que acarreta um movimento da parte inferior da coluna vertebral. A musculatura do corpo deve trabalhar permanentemente (como ao andar) e não se fatiga. O corpo permanece descontraído.
Em posição de repouso, ambas as bolsas de líquido estão com uma altura de aprox. 15 mm. Se o sistema estiver activo, a altura varia respectivamente entre 0 e 30 mm. Uma vez que as bolsas estão montadas por baixo do estofo do assento, não é visível uma elevação da superfície do assento quando este não está ocupado.
O banco activo pode ser activado a partir da posição 1 da chave de ignição (borne R). Depois de se desligar, a bomba continua em funcionamento até ambas as bolsas estarem na posição mediana.
As teclas para o comando dos bancos activos estão integradas na unidade de comutação da consola central.
Ao premir a tecla na unidade de comutação da consola central, a ligação para a unidade de comando do banco activo é comutado durante 30mseg. para low (massa). A unidade de comando activa o banco activo e comuta igualmente o cabo durante 30 ms para low (massa). De seguida é ligado o LED de aviso na tecla.
Caso o cabo para a unidade de comando do banco activo esteja interrompido ou exista um defeito no banco activo, não se dá nenhuma mensagem de confirmação e o LED de aviso permanece apagado.
Ao desligar-se o banco activo não surge nenhuma mensagem de confirmação da unidade de comando.
A unidade de bombagem inclui os seguintes componentes:
As bolsas de líquido estão cheias com uma mistura de água - Glysantin. Elas estão unidas de modo fixo à unidade de bombagem através de tubos flexíveis de plástico. Em caso de reparação deve substituir-se conjuntamente a unidade de bombagem e as bolsas de líquido.
Para o banco do condutor e do acompanhante, existe respectivamente uma unidade de comando própria que comanda a unidade de bombagem As unidades de comando estão conectadas ao canal P. A codificação, sobre se a unidade de comando está a comandar o banco do condutor ou do acompanhante, é efectuada através do pino 5 (nome de sinal COD) na ficha de 6 pinos da unidade de comando. Na unidade de comando do lado do acompanhante, o pino está ligado à massa da viatura através de um cabo.
A unidade de comando para o banco do condutor inclui um sensor de aceleração que determina a aceleração transversal da viatura. Em caso de uma aceleração transversal muito elevada interrompe-se temporariamente o comando do banco activo.