Aquecimento do assento

O aquecimento do assento proporciona o aquecimento das superfícies dos assentos e dos encostos.

Funcionamento

O aquecimento dos assentos pode ser ligado a partir do borne 15, accionando a tecla. Para a indicação de funcionamento, acende-se o díodo emissor de luz montado no interruptor.

Se a tecla for novamente premida, ou a ignição desligada, o aquecimento do assento é desligado.

O aquecimento dos assentos é feito através de quatro resistências de aquecimento, que estão incorporadas no acolchoado.

O sistema electrónico integrado no interruptor regula e monitoriza o aquecimento dos assentos.

A temperatura do aquecimento pode ser ajustada na faixa de 20o C até 42o C através dum potenciómetro. A temperatura é medida por uma sonda térmica no estofo do assento e transmitida ao sistema electrónico integrado no interruptor.

O sistema electrónico comanda o aquecimento até à temperatura ajustada, no mais curto espaço de tempo possível. A seguir a potência de aquecimento é reduzida.

Indicação

No caso de a tensão da bateria da viatura ser menor do que 11,8 V, a alimentação eléctrica das resistências de aquecimento é interrompida pelo sistema electrónico de aquecimento dos assentos. No entanto, o LED de aviso montado no interruptor continua a estar ligado. As resistências de aquecimento recebem de novo corrente, quando a tensão da bateria for superior a 11,8 V.

Monitorização de defeitos

O sistema electrónico do aquecimento dos assentos monitoriza os defeitos da sonda térmica e dos elementos de aquecimento.

Caso ocorra na sonda térmica uma interrupção ou um curto-circuito, o aquecimento dos assentos é desligado, para o proteger de um sobreaquecimento.

Indicação de avaria

Quando um defeito é reconhecido, o LED de aviso montado no interruptor começa a piscar ao ocorrer o defeito; se o defeito já existia anteriormente, pisca durante 12 segundos, depois de ligado o aquecimento dos assentos.

Código flash

Através dum código flash, pode consultar-se que defeito foi no momento identificado pelo sistema electrónico.

A emissão do código flash é iniciada com o seguinte processo:

Podem ser indicados os seguintes defeitos.

Piscar

Defeito

1 vez

Interruptor defeituoso (potenciómetro ou sistema electrónico) ou sobreaquecimento do interruptor devido a um curto-circuito

2 vezes

Sonda térmica com descontinuidade ou curto-circuito

3 vezes

Todos os 4 elementos de aquecimento com descontinuidade ou curto-circuito (provavelmente descontinuidade ou curto-circuito na cablagem)