Seccionador electrónico da bateria

O E38 com M73 TU dispõem de um sistema de duas baterias, constituído por uma bateria de bordo (alimentação da DME), uma bateria do motor de arranque (alimentação do motor de arranque e do catalisador electricamente aquecível) e o seccionador.

1. Segurança de arranque

Ao detectar o contacto da chave ou do borne 15 é solicitada a tensão da bateria de bordo. Se os valores de tensão da bateria de bordo U_BB forem de < 9 V e da bateria do motor de arranque U_SB > 9 V, o seccionador electrónico da bateria é fechado durante 30 segundos, para a alimentação de diversas unidades de comando da rede de bordo, mesmo que o borne 15 seja desactivado durante este período de tempo. Se no intervalo destes 30 segundos não ocorrer nenhum processo de arranque, o seccionador electrónico volta a ser aberto. Um novo fecho só volta a ser possível depois de um nova detecção do contacto da chave ou do borne 15.

2. Arranque

Após o arranque do motor é reconhecido o sinal “Motor a trabalhar”, o aquecimento do catalisador electricamente aquecível (catalisador eléctrico) é activado pela unidade de comando do catalisador eléctrico. A energia eléctrica necessária é fornecida através da bateria do motor de arranque. O período de funcionamento máximo do catalisador eléctrico é de 30 segundos. Durante este tempo, o seccionador electrónico permanece aberto se existir uma tensão normal. O seccionador é fechado após a finalização do aquecimento do catalisador eléctrico, desse modo, a bateria de bordo e a bateria do motor de arranque são interligadas.

Se for detectado um valor de tensão para a bateria de bordo U_BB < de 9 V, o seccionador electrónico permanece fechado até detectar o funcionamento do catalisador eléctrico.

Em caso de interrupção do condutor “Catalisador eléctrico ligado” ou curto-circuito a U_B, o seccionador é fechado por regra 4 segundos após detectar o sinal das rotações.

Em caso de curto-circuito à massa do condutor “Catalisador eléctrico ligado”, o seccionador electrónico é sempre fechado 60 segundos após a detecção do sinal das rotações.

3. Regime de marcha

Para estar sempre garantido um estado de carga elevado da bateria do motor de arranque, o seccionador electrónico está fechado durante o regime de marcha. A bateria do motor de arranque e de bordo são carregadas través do alternador.

O seccionador é aberto caso seja detectada uma corrente demasiado elevada no alternador, de modo a não sobrecarregar o alternador. O alternador já só carrega a bateria de bordo. O seccionador só volta a ser fechado quando a tensão da bateria de bordo U_BB for superior à tensão da bateria do motor de arranque U_SB.

Se no entanto a tensão de bordo U_BB descer abaixo de 9 V, o seccionador é fechado de modo a garantir o prosseguimento da marcha. Se durante o regime de marcha U_BB < 9 V for detectado três vezes no intervalo de 1 minuto, o seccionador electrónico é fechado permanentemente para manter o regime de marcha e só volta a ser aberto depois de “Ignição desligada”.

4. Funções de segurança

Para proteger o seccionador electrónico contra sobrecargas, servem as seguintes funções protectoras:

Se a corrente limite pré-ajustada for excedida, o seccionador electrónico abre. Em intervalos de 10 segundos é verificada a existência deste defeito.

Se a temperatura no seccionador electrónico exceder o valor limite admissível, o seccionador é aberto até a temperatura voltar a baixar.

Em caso de sobretensão, o módulo é desactivado de modo sustentado.

Se a tensão da bateria de bordo U_BB < for 1 V ou da bateria do motor de arranque < for 1 V, tal é interpretado como curto-circuito. O seccionador electrónico permanece aberto.