Canal CAN

 

O canal CAN (Controller Area Network) é um sistema de canais de transmissão em série, no qual todas as estações ligadas têm os mesmos direitos, i. é. qualquer unidade de comando pode emitir, bem como receber. Dito de forma simples, as unidades de comando ligadas podem "comunicar" e trocar informações mutuamente através das linhas.

Através da estrutura linear da rede, o sistema de canal, em caso de avaria de uma estação, continua disponível para todas as outras estações. A ligação é constituída por duas linhas de dados (CAN_L e CAN_H), que são protegidas contra perturbações mediante uma blindagem (CAN_S).

De momento estão interligados a este sistema as unidades de comando do Comando Adaptativo da Caixa de Velocidades AGS, da Electrónica Digital do Motor DME, do Controlo electrónico de potência do motor EML e do controlo dinâmico da estabilidade DSC.

Os aparelhos interligados devem dispor da mesma versão CAN. É possível verificar a versão CAN através do interface de diagnóstico. Na página de identificação da correspondente unidade de comando ligada no canal CAN é indicada a versão CAN (índice de canal).

Através do canal CAN é permutado um grande número de informações entre as unidades de comando, como p. ex. versões CAN, ou valores de funcionamento, tais como rotações e temperaturas.