O sensor de aceleração dianteiro detecta a aceleração da carroçaria da viatura à frente no sentido da acção perpendicular.
A aceleração da carroçaria é suscitada pela reacção da viatura sobre o piso da estrada. Para além da aceleração absoluta, é também detectada a frequência da aceleração, i. é a alteração da aceleração (compressão/expansão), portanto, também a frequência de oscilação da carroçaria da viatura.
O sensor de aceleração é alimentado com 12 Volt pela unidade de comando.
Na saída de sinal do sensor é emitido para a unidade de comando um valor de tensão entre 0 e 5 Volt. Um valor de 2,5 Volt representa a posição de repouso (a aceleração é 0), e os valores 0 Volt e 5 Volt representam os valores máximos de aceleração.
Importante!
Para testar o funcionamento do sensor, é possível seleccionar-se a posição "Sensor de aceleração dianteiro" no programa de diagnóstico, sob o ponto "Teste de funcionamento".
Teste fora da viatura:
Desmontar o sensor, ligar à alimentação de 12 Volt e o negativo, e comprovar o funcionamento através da medição da tensão na saída de sinal, movimentando simultaneamente o sensor. Se o sensor estiver em boas condições, o valor de tensão medido irá variar entre aprox. 0 e 5 Volt (valor de aceleração consoante o movimento).
Local de instalação do sensor: torre direita do amortecedor no painel lateral, atrás da protecção à água projectada.