Sensor de guinada

 

O sensor de guinada tem a tarefa de registar o ângulo do volante, durante o regime de marcha.

A unidade de comando EDC efectua o processamento não só dos ângulos de viragem reais, mas também das velocidades angulares de guinada, isto é, das alterações angulares. Tanto os valores do ângulo de viragem, como também as velocidades angulares de guinada, têm influência na lógica de comutação do sistema EDC.

O sensor de guinada está montado no fuso da direcção. O sensor é composto por 2 cursores perpendiculares entre si. O campo de medição do sensor de guinada vai de 180 graus à esquerda, até 180 graus à direita, no qual a posição a direito, isto é, a posição centrada do volante, marca a posição 0 graus.

Importante!

Se o sensor de guinada for substituído, ou se forem efectuados trabalhos no sistema do trem dianteiro, rodas dianteiras/sistema de direcção, deve em seguida efectuar-se o chamado offset do ângulo de viragem. Para o efeito é utilizado o programa de diagnóstico.

Sob o ponto FUNÇÕES ESPECIAIS SAV, é seleccionado o offset do ângulo de viragem. Depois de as rodas dianteiras serem levadas à posição a direito, o offset é realizado autonomamente pela unidade de comando, através da actuação da tecla de confirmação. Assim a posição 0 graus do sensor de guinada está em concordância com a posição física a direito das rodas dianteiras.

Em marcha, a própria unidade de comando EDC compensa pequenas divergências que daí resultem, uma vez que, na adaptação, a posição a direito das rodas dianteiras só pode estabelecer-se a olho.

O sensor de guinada é alimentado com 5 Volt pela unidade de comando EDC. A transmissão de dados à unidade de comando efectua-se através de 2 linhas de sinais.