Gongo

 

O gongo electrónico serve como transmissor de sinais acústicos para o sinal horário, som 1 (T1); advertência de temperatura, som 2 (T2); um sinal de advertência, som 3 (T3) e o sinal de função codificada som 1 junto com som 2. As linhas de sinais às unidades de controlo do gongo do som 1 - 3 são utilizadas pelo instrumento combinado, podendo, no entanto, ser interrompidas pelo sinal da distância de estacionamento, som 4 (T4). Através de outras entradas no gongo, dependentes do equipamento da viatura, podem ser comandados os sons T4 e T5. Estas ocorrências acústicas não podem ser activadas pelo sistema electrónico do instrumento combinado (IKE ), sendo, isso sim, parte funcional integrante de outros elementos da viatura.

O sinal horário T1 lembra ao utilizador as notícias radiofónicas ou mensagens de trânsito, através de três breves "sinais acústicos" (1 kHz).

Em caso de advertência de temperatura T2, é activado um único gongo (1 kHz), advertindo o condutor para baixas temperaturas exteriores (perigo de gelo).

O sinal de advertência T3 adverte o utilizador através de um som prolongado (1kHz), extinguindo-se em seguida o gongo. Serve como emissão acústica ao módulo Check-Control (CCM). O módulo Check-Control (CCM) comunica a activação do sinal acústico ao instrumento combinado, num telegrama de canal I (canal de informação).

O sinal de função codificada curto é activado através do som T1 e T2 (750 Hz). Ele adverte o utilizador de que foi excedido o limite de velocidade programado, ou, ao pôr em marcha, adverte para uma função codificada ainda activa.