Regulação da temperatura

 

Sensores solares

O sensor solar está montado na proximidade do LED para o sistema de alarme anti-roubo na grelha de ventilação indirecta , para tomar em consideração diferentes incidências de fontes de luz e calor (incidência solar) e para influenciar a regulação da temperatura, distribuição de ar e quantidade de ar .

É constituído por duas fotoresistências , uma orientada para o lado esquerdo e outra para o lado direito, que detectam a diversa intensidade da incidência . A influência sobre a regulação da temperatura realiza-se através dos parâmetros registados na EEPROM para a modificação das seguintes funções:

O sinal do sensor é emitido numa faixa de tensão de 0 - 5 V e é actualizado todos os 10 segundos . Através duma monitorização do valor limite é verificada a inteligibilidade do sinal, para, se necessário,desligar a influência do sensor, em caso de defeito .

Regulador do valor nominal da temperatura

A selecção da temperatura efectua-se separadamente para o lado do condutor e lado do acompanhante através da tecla Mais/Menos . Os valores nominais são indicados no display LCD através da respectiva tecla Mais/Menos, em incrementos de 0,5o C ou 1o F. Os valores indicados correspondem a uma temperatura que pode desviar-se dos valores nominais ajustados.

Se o valor nominal da temperatura do lado do condutor for ajustada para o mínimo ou o máximo, a regulação da temperatura é posta fora de acção. Na posição Mínimo, ambas as válvulas da água são obrigatoriamente fechadas, e, na posição Máximo, abertas.

Desembaciamento

A função de desembaciamento tem uma função prioritária na distribuição de ar e no cálculo do regulador em funcionamento de chaufagem.O desembaciamento é activado através da posição Desembaciamento (posição 5) no interruptor do ventilador.

Com uma temperatura exterior inferior a 10o C, as válvulas da água são obrigatoriamente abertas.

Se a temperatura exterior for superior a 10o C, o valor nominal da temperatura para o lado do condutor e do acompanhante é aumentado por 1o C. O valor nominal do permutador de calor é elevado então para no mínimo 30o C.

Regulação de estratificação, à frente

No caso de um estrangulamento da portinhola de ventilação, através da regulação da quantidade de ar ou através da activação ou desactivação do sistema de ar condicionado, entra em acção uma regulação de estratificação, para garantir a temperatura do ar de saída nos bocais de ventilação. Como valores de entrada, são utilizados o valor nominal de temperatura ajustado, a posição do regulador de estratificação na grelha central e as temperaturas de ambos os sensores da ventilação montados na grelha central. A regulação ajusta então, à esquerda e à direita, independentemente, o valor calculado a partir destas grandezas, na respectiva portinhola de estratificação.

Estratificação da parte traseira do habitáculo

O ar para a ventilação na parte traseira do habitáculo pode ser fechado, ou pode ser temperado sem escalonamento até à temperatura do permutador de calor, através da posição frio, por meio duma portinhola de mistura e de fecho montada no aparelho.

A posição da portinhola de mistura, e bem assim a temperatura do ar nos bocais de saída, podem ser ajustadas electricamente com um regulador de estratificação, na grelha de ventilação da parte traseira do habitáculo. O fecho da chapeleta ocorre também electricamente, através do interruptor da parte traseira do habitáculo, na respectiva grelha.

Bomba de água adicional

Para garantir o débito de água mesmo a baixas rotações do motor, encontra-se montada uma bomba de água adicional eléctrica. Esta bomba da água providencia através do permutador de calor um débito de água aproximadamente constante, independente das rotações.

A bomba de água adicional é ligada em caso de:

A bomba de água adicional é desligada em caso de: