Monitor de bordo

O módulo de vídeo é parte integrante dum extenso sistema de informação, com uma unidade de comando central (painel de comando do monitor de bordo) e uma unidade indicadora central (monitor de cristais líquidos (LC)).

Os componentes de funcionamento do módulo de vídeo são:

Estão ainda previstas adicionalmente possibilidades de ligação para um monitor TV suplementar e para um gravador vídeo. O comando do módulo de vídeo efectua-se através do canal de Informação.

A manipulação do sistema do monitor de bordo efectua-se através do painel de comando do monitor de bordo.

Funcionamento TV

 

Indicação

Por razões de segurança, durante a condução, o funcionamento TV e vídeo só é possível através dum monitor suplementar, ligado na parte traseira do habitáculo.

Programa:

Depois de activar a função Programa, podem seleccionar-se os programas 01 a 30, rodando para a esquerda ou para a direita.

É activado um programa Scan, premindo o botão de comando de modo prolongado. Assim, são brevemente seleccionados, a partir da memória, programas com boa recepção, com números de programa crescentes. Para continuar a ver um programa seleccionado, tem que se premir novamente o botão.

Busca automática:

A busca automática de estação é iniciada rodando o botão para a esquerda ou para a direita. Durante a busca automática, o canal indicado muda de verde para amarelo. Rodando rapidamente no sentido contrário, altera-se também o sentido da busca automática. Se for encontrado um programa, a estação emissora pode ser memorizada, premindo o botão.

Em caso de focagem da mensagem MUTE, o som é silenciado, dado que o programa sintonizado tem uma má recepção.

Autostore

Nas posições de memória 21 a 30 são memorizados automaticamente 10 emissores com boa recepção. Nas posições de memória ainda livres são também memorizadas, na segunda passagem, estações emissoras com recepção mais fraca.

Configurações

As configurações fundamentais, tais como contraste, luminosidade e cor podem ser alteradas nesta função, assim como pode ser ajustada a norma de televisão nacionalmente específica.

Em países com a norma NTSC, aparece um ajuste suplementar, através do qual pode ser alterada a tonalidade de cor.

Videotexto

É condição prévia para a recepção de videotexto que o mesmo seja possível no país configurado e no emissor sintonizado.

Ao activar a função videotexto, este sobrepõe-se à imagem de televisão.

Depois da selecção de Videotexto, aparece no monitor uma barra de menu:

Sistema de antenas diversity

O sistema de antenas diversity compõe-se de 2 antenas integradas no óculo traseiro. Está instalado um amplificador para antena externo próprio, para cada uma das duas antenas. A alimentação eléctrica dos amplificadores para antena é feita a partir do módulo de vídeo, através da alma do cabo para antena.

Ambas as antenas estão ligadas ao módulo de vídeo, no qual está também integrada a função Diversity.

Sinais audio

À entrada do módulo de vídeo podem estar ligados os sinais audio do gravador vídeo, da TV e do sistema de navegação.

As entradas dos sinais audio acima mencionados podem ser transmitidas por opção à saída que conduz ao rádio, através da selecção da função respectiva.

À saída para um monitor independente (monitor na parte traseira do habitáculo) são transmitidos apenas os sinais de gravador vídeo e TV.

As entradas e saídas dos sinais audio são todas configuradas em mono.

Gravador vídeo

Na viatura pode ser ligado um gravador vídeo usual. Numa situação de reprodução do gravador vídeo, e através do reconhecimento do sinal na entrada de vídeo, é comutado no monitor da parte traseira do habitáculo, do funcionamento TV para funcionamento vídeo, sem qualquer outra operação. No monitor da parte traseira do habitáculo, a luminosidade e o contraste são ajustados directamente.

A reprodução do gravador vídeo no monitor de bordo só é possível após prévia selecção em funcionamento TV (entre os programas 30 e 1). O som do gravador vídeo é então reproduzido adicionalmente através dos altifalantes de bordo.

Indicação de temperatura excessiva

Caso ocorra uma temperatura excessiva no módulo de vídeo ou no monitor de bordo, é produzida pelo descodificador de videotexto uma imagem de página inteira, que adverte para uma desactivação próxima. A imagem permanece até que a informação deixe de existir, e pode ser sobreposta pela unidade gráfica, se necessário. Em seguida tem que ser indicada de novo.

A indicação desaparece desligando o monitor.