O aquecimento do volante está operacional a partir do borne 15. A activação é efectuada, accionando uma vez a tecla no volante multifunções. Accionando novamente a tecla, o aquecimento do volante é novamente desligado.
Através de uma sonda térmica, colocada no elemento de aquecimento, é medida a temperatura do volante. O sistema electrónico regula o volante para uma temperatura prescrita de 36C, no menor tempo possível. Pouco antes de se alcançar a temperatura, é reduzida a potência de aquecimento do volante.
Uma vez alcançada a temperatura ajustada, a temperatura do volante é regulada por modulação em duração. Se a temperatura do volante for superior ao valor nominal, o elemento de aquecimento é activado por impulsos com 10%. O aquecimento do volante continua ligado e a regulação permanece ainda activa.
Em caso de interrupção ou curto-circuito da sonda térmica, o elemento de aquecimento e o controlo de activação são desligados.
A regulação do aquecimento do volante é monitorizada. Nessa ocasião, é controlado se o aquecimento do volante se mantém dentro dos limites da temperatura definidos. Se no intervalo deste tempo não ocorrer nenhum aumento da temperatura, o aquecimento do volante e a indicação de funcionamento são desligados.
Em caso de subtensão ou sobretensão, o elemento de aquecimento do volante é desligado.
Se a tensão de alimentação no interruptor descer, durante 5 seg., abaixo de 11,6 V, o elemento de aquecimento é desligado. O controlo de activação no interruptor permanece ligado. A condição do aquecimento do volante é mantida. O aquecimento do volante volta a ser ligado, quando a tensão de alimentação subir, durante 5 seg., acima de 12,4 V.
Se a tensão de alimentação no interruptor subir, durante 5 seg., acima de 16,5 V, o elemento de aquecimento é desligado. O controlo de activação no interruptor permanece ligado. A condição do aquecimento do volante é mantida. O aquecimento do volante volta a ser ligado quando a tensão de alimentação descer, durante 5 seg., abaixo de 15,5 V.