O Check-Control informa o condutor. Através do display de mensagens da unidade indicadora da IKE (E38/E39 versão alta), ou através do painel indicador LC para mensagens do check control no instrumento combinado (E39 com rede de bordo básica), ele comunica ao condutor a falha de funções importantes, assim como indicações e advertências.
A função Check-Control no LCM monitoriza sensores próprios, e detecta quando é necessária qualquer mensagem para estes. A esse respeito, ela envia um telegrama de dados à IKE/Instrumento combinado, com a solicitação de indicar o texto da mensagem no display de mensagens, ou a mensagem no painel indicador LC, para mensagens do check control.
São monitorizados os seguintes sensores:
Adicionalmente o LCM está interligado com as unidades de comando EML e DDE, através duma linha
Na versão EUA, existe um contacto de canhão de ignição e um contacto do fecho do cinto de segurança.
Além disso o LCM recebe mensagens internas sobre lâmpadas avariadas.
Para além disso, avalia mensagens de outras unidades de comando recebidas através do canal I, e envia a correspondente solicitação à IKE/instrumento combinado.
Em parte as mensagens são acompanhadas por um sinal acústico.
Em conjunto com mensagens do Check-Control, o gongo é comandado através do canal I (não há qualquer conexão de linha directa entre o LCM e o gongo). A respeito disto, deve ter-se em conta que -- dependendo da importância e quantidade das mensagens ocorridas até ao momento -- não soa de cada vez um sinal acústico, nem sequer para a mesma mensagem.
Na rede de bordo E38/E39 versão alta, são possíveis as seguintes mensagens escritas do Check-Control:
Verificar nível de óleo
O nível de enchimento é averiguado através dum sensor térmico do nível de óleo.
Ele fornece um sinal rectangular, e é alimentado com tensão a partir do borne 15.
Verificar (nível do) óleo dos travões
Encher água de lavagem
Verificar nível do líquido de refrigeração
Programa de emergência do motor
No caso de serem reconhecidos problemas na borboleta ou no potenciómetro do pedal, o EML (controlo electrónico de potência do motor) passa para um programa de emergência, com uma nítida redução da potência do motor. Neste caso, o Check-Control recebe um sinal, e emite esta mensagem através duma linha que liga directamente o LCM à EML.
Incandescência/sistema de injecçãog
O LCM está interligado com a unidade de comando DDE através duma linha, e recebe desta unidade um sinal para as mensagens Incandescência e Sistema de injecção.
EEPROM LCM
Aparece quando o LCM não está codificado.
Chave de ignição introduzida (apenas EUA)
No canhão de ignição encontra-se um interruptor ligando à massa. A indicação tem lugar com a porta do condutor aberta, até ser retirada a chave de ignição, mas apenas com "ignição desligada".
Colocar cinto de segurança (apenas EUA, estados do Golfo)
A mensagem tem lugar quando o cinto não foi colocado. O interruptor de contacto do cinto de segurança que liga à massa está directamente ligado ao LCM.
Informações que o Check-Control recebe da IKE/instrumento combinado:
O Check-Control recebe as informações da IKE, para as mensagens seguintes. Perante mensagens incorrectas, deve prosseguir-se a localização de defeitos na IKE.
Programa de emergência da caixa de velocidades
Se existir uma avaria numa unidade de comando para a caixa de velocidades ligada à IKE, ela é comunicada ao LCM, através do canal I
Soltar travão de estacionamento
Com o travão de estacionamento puxado, é emitida esta mensagem se forem ultrapassados 5 km/h.
Verificar pastilhas dos travões
Temperatura do líquido de refrigeração
Stop! Pressão do óleo do motor
Informações que o Check-Control recebe da ZKE:
O Check-Control recebe e processa as informações da ZKE para as seguintes mensagens. Perante mensagens incorrectas, deve prosseguir-se com a localização de defeitos na ZKE.
Porta aberta
Caso esteja aberta a porta do condutor, do acompanhante ou uma porta traseira, é emitida esta mensagem a partir de 5 km/h.
Compartimento da mala aberto
Se a tampa do compartimento da mala estiver aberta, é emitida esta mensagem ao ultrapassar pela primeira vez os 5 km/h.
Luz ligada?
A indicação tem lugar na posição "0" do canhão de ignição, se a porta do condutor for aberta com a luz de presença ligada.
O LCM avalia internamente todas as mensagens relativas às luzes
Em viaturas com rede de bordo básica, as indicações não são apresentadas em forma de mensagens escritas, mas através de luzes de advertência e símbolos no painel indicador do LC, para mensagens do Check Control no instrumento combinado.
Para as seguintes lâmpadas, a solicitação efectua-se também através do Check-Control:
Luz de advertência geral dos travões
É excitada pelo LCM, quando este foi informado sobre insuficiente óleo dos travões, através do interruptor do nível do óleo dos travões.
Água de lavagem
Esta lâmpada acende, se o interruptor ligado ao LCM sinalizar um nível demasiado reduzido de água de lavagem.
Luz de controlo do nível de óleo
O nível de enchimento é apurado através dum sensor térmico do nível de óleo. O sensor está directamente ligado ao LCM, e fornece um sinal rectangular, cuja frequência constitui um valor para o nível de enchimento. É alimentado com tensão a partir do borne 15.
Incandescência
O LCM está interligado com a unidade de comando DDE através duma linha e recebe da unidade o sinal para activar esta lâmpada.
Lâmpada de controlo do cinto de segurança
Em viaturas EUA e dos estados do Golfo, esta lâmpada acende a partir da "ignição ligada", se o cinto não tiver sido colocado. O interruptor de contacto do cinto de segurança que liga à massa está directamente ligado ao LCM.
Lâmpadas avariadas (no display LC para mensagens do check control)
Mensagens relativas a portas (no display LC para mensagens do check control)
Sobreaquecimento do catalisador (apenas versão do Japão)
Além disso: gongo com chave de ignição introduzida (apenas versão EUA)