Ventilação do depósito de combustível nos modelos com catalisador

 

O tubo de ventilação do depósito do combustível está ligado a um filtro de carvão activo, no qual são acumulados os vapores de combustível que se produzem no depósito de combustível. O filtro de carvão activo está ligado ao colector de admissão através de outro tubo. Neste tubo encontra-se uma válvula de ventilação do depósito de combustível que é activada por impulsos através da unidade de comando do motor, e uma válvula de retenção mecânica.

Em repouso, a válvula de ventilação do depósito de combustível está fechada. A válvula de retenção evita a acumulação de vapores de combustível no colector de admissão com a viatura estacionada. Com o motor a trabalhar, existe no colector de admissão um vácuo dependente da carga e das rotações relativamente à atmosférica. Desse modo abre então a válvula de retenção mecânica. Logo que a unidade de comando do motor activar a válvula de ventilação do depósito de combustível, é aspirado ar fresco através do filtro de carvão activo, devido ao vácuo existente no colector de admissão. O ar fresco enxagua o combustível acumulado no filtro e encaminha-o até ao motor para a combustão.

Dado esta mistura introduzida adicionalmente ter uma grande influência sobre a combustão, a activação eléctrica da válvula de ventilação do depósito de combustível deve ser efectuada em função das rotações e da carga. Um ciclo de ventilação, a chamada fase de enxugamento, inicia logo que a regulação lambda esteja activa. Após decorrer um ciclo, a válvula de ventilação do depósito de combustível volta a ser fechada (fase de repouso).