Adaptações

 

A mistura formada na ala de admissão do ar necessita de algum tempo até os gases de escape atinjam a sonda lambda. Este tempo diminui com o aumento da carga e do número de rotações. Por este motivo, também o tempo de reacção da regulação lambda depende da carga e do número de rotações. Irregularidades da mistura detectadas pela sonda lambda ocasionam também a memorização de valores de adaptação (valores de correcção "aprendidos"). Através das adaptações, a injecção pode já previamente ser aproximada ao valor nominal. Deste modo consegue-se uma redução do tempo de reacção.

Se, por exemplo, em ralenti, os valores básicos de injecção do campo característico DME forem demasiado baixos para manter a mistura combustível-ar ideal, a regulação lambda teria de aumentar constantemente o tempo de injecção. Neste caso é "memorizado" um valor de adaptação, que corrige desde já o valor básico de injecção. A regulação lambda só assume então o ajuste de precisão.

São efectuadas com o motor a trabalhar as adaptações seguintes:

Adaptação da ventilação do depósito de combustível

Se a válvula de ventilação do depósito de combustível está aberta, o filtro de carvão activo alimenta adicionalmente o motor com uma mistura inflamável. Este desequilíbrio da mistura detectado pela sonda lambda é quase completamente compensado através do valor de adaptação da ventilação do depósito de combustível.

Adaptação do ar de ralenti

A adaptação do ar de ralenti é assumida pela válvula de ralenti. Através da quantidade de ar, a válvula de ralenti providencia um regime de ralenti constante.

Adaptação da mistura de ralenti

Quando é reconhecido um regime de ralenti, na fase de repouso da ventilação do depósito de combustível, com base na posição da borboleta, efectua-se em determinados períodos uma adaptação da mistura de ralenti.

Adaptação da mistura para regime de carga parcial

Também no regime de carga parcial é efectuada em determinados períodos uma adaptação da mistura. O valor de adaptação determinado é tomado em consideração em todas os regimes de carga parcial.