Módulo da tampa da mala

 

Abrir e fechar automático da tampa da mala

Função

O abrir e fechar automático da tampa da mala é comandado através do módulo da tampa da mala e através do módulo principal da ZKE III.

A tampa da mala é aberta e fechada por meio de um sistema hidráulico constituído por bomba hidráulica e dois cilindros hidráulicos. O comando do sistema hidráulico é realizado através do módulo da tampa da mala.

Adicionalmente ao sistema hidráulico, encontra-se montado na tampa da mala um fecho suave automático (como no equipamento de série do E38) e um desbloqueio eléctrico da tampa da mala (como no equipamento de série do E39). O comando destes componentes é efectuado através do módulo principal da ZKE III.

O módulo principal e o módulo da tampa da mala estão interligados por meio do canal K.

Processo ao abrir a tampa da mala

Processo ao fechar a tampa da mala

Microinterruptor de comando

O comando de abertura / fecho da tampa da mala pode efectuar-se através de três micro-interruptores.

Todos os micro-interruptores de comando ligam à massa.

Se os micro-interruptores forem accionados por toque simples, a tampa da mala é completamente aberta (todos os micro-interruptores) ou fechada (só nos micro-interruptores na tampa da mala).

Se a tampa estiver em movimento, ela pára pressionando-se novamente o botão sensor.

Comando à distância via rádio

A tampa da mala também pode ser aberta através do comando à distância via rádio.

Uma breve pressão sobre o botão da chave com o símbolo da tampa da mala activa a abertura da tampa da mala. Caso se volte a premir a tecla, o abrir pára.

O fechar da tampa da mala através do comando à distância via rádio só é possível em viaturas a partir de 9/98 (consultar a indicação no sistema de diagnóstico - Dados de codificação)

Para fechar a tampa da mala, deve premir-se continuamente a tecla na chave de comando à distância via rádio.

Interruptor de inclinação

Para o reconhecimento do ângulo de abertura encontra-se montado na tampa da mala um sensor de inclinação com dois interruptores de inclinação.

Os interruptores de inclinação são sensores Hall.

Podem ser detectados os seguintes ângulos de abertura:

Sector de ângulo em graus

Interruptor de inclinação 1

Interruptor de inclinação 2

0o até 8o aberto

activo

inactivo

8o até 50o aberto

inactivo

inactivo

50o aberto até ao batente

inactivo

activo

A sinalização dos interruptores de inclinação pode ser comprovada no programa de diagnóstico (módulo de teste de interruptores de inclinação ou consultas de diagnóstico).

Influência da inclinação sobre o comando

Dependendo da inclinação da tampa da mala, será comandado o sentido do movimento da tampa (abrir ou fechar), após o accionamento de um micro-interruptor na tampa da mala (interior ou exterior).

A partir de um ângulo de abertura superior a 8o altera-se o sentido de movimento quando se pára o movimento da tampa da mala premindo a tecla e de seguida se volta a activar premindo de novo a tecla.

Sistema hidráulico

Componentes

O sistema hidráulico é constituído pelos seguintes componentes:

O sistema é operado a uma pressão máxima de 100 bar.

O sistema hidráulico está isento de manutenção e é auto-purgante.

Indicação

Em trabalhos no sistema hidráulico é absolutamente necessário proceder segundo o Manual de reparação.

Bomba hidráulica

A bomba hidráulica é activada através do módulo da tampa da mala nos sentidos de rotação "Abrir a tampa da mala" e "Fechar a tampa da mala".

A alimentação com corrente realiza-se por meio de dois relés montados no módulo da tampa da mala.

Um bloqueio de repetição evita o sobreaquecimento da bomba hidráulica. A bomba é desligada por aprox. 6 minutos, quando, num breve espaço de tempo, tiver estado activa mais de 2 minutos.

Válvula de comutação

A válvula de comutação regula a pressão hidráulica entre a bomba hidráulica e o cilindro hidráulico. É alimentada através do módulo da tampa da mala com corrente, sendo assim aberta ou fechada.

Se a válvula de comutação estiver a ser alimentada com corrente (válvula fechada), gera-se nos cilindros hidráulicos a máxima pressão hidráulica possível.

Se a válvula de comutação estiver sem corrente (válvula aberta) gera-se apenas uma pressão reduzida nos cilindros hidráulicos.

Ao abrir a tampa da mala a válvula de comutação está fechada ao longo de todo o espaço de abertura. A tampa da mala é aberta com a máxima pressão hidráulica possível.

Ao fechar a tampa da mala a válvula de comutação e a bomba hidráulica são activadas através do módulo da tampa da mala em viaturas da série E38 dependendo do ângulo de abertura da tampa da mala.

A determinação do ângulo de abertura da tampa da mala realiza-se através dos interruptores de inclinação.

Indicação para a série E39

A unidade hidráulica de comando da série E39 não inclui nenhuma válvula de comutação. Durante o fechar, a bomba hidráulica funciona até que o contacto da tampa da mala sinalize uma tampa da mala fechada.

Válvulas de delimitação da pressão

As válvulas de delimitação de pressão estão montadas na unidade hidráulica de comando e limitam a pressão máxima possível nos cilindros hidráulicos.

Para a abertura da tampa da mala, a pressão está limitada a um máximo de 100 bar, para o fechar da tampa da mala, a pressão está limitada a um máximo de 60 bar.

Operação de emergência

Em caso de falha do sistema, a tampa da mala pode ser aberta e fechada manualmente com reduzido dispêndio de força.

Adicionalmente está montada uma válvula de emergência na unidade hidráulica de comando que, em caso de falha do sistema, mantém uma pressão do sistema de 40 bar, garantindo assim um amortecimento da tampa da mala.