Funções do retrovisor

As funções do retrovisor abrangem a regulação eléctrica dos retrovisores, o aquecimento dos espelhos, a memória de posição do retrovisor (equipamento extra) e a recolha eléctrica dos retrovisores (equipamento extra).

Regulação dos retrovisores

A regulação eléctrica dos espelhos é efectuada através dos módulos periféricos da porta do condutor e do acompanhante. Os interruptores de comando encontram-se no bloco de interruptores central da porta do condutor.

Um accionamento do interruptor é transmitido através do canal periférico, do bloco de interruptores para o módulo periférico na porta. O módulo da porta comanda os motores de ajuste nos espelhos através de pontes de semicondutores.

Para o ajuste horizontal e vertical encontra-se montado respectivamente um motor eléctrico na carcaça do retrovisor.

Memória de posição do retrovisor

Se na viatura estiver montada uma memória de posição do banco e da coluna de direcção, também as posições dos retrovisores são registadas e memorizadas.

A memória de posição do banco e da coluna de direcção possui um módulo periférico próprio (programa de diagnóstico próprio) que está ligado ao módulo principal da ZKE através do canal periférico. As posições para a memória de posição do banco e da coluna de direcção são registadas e memorizadas neste módulo periférico.

Paralelamente a isto, as posições dos retrovisores são memorizadas nos módulos periféricos das portas (módulos das portas).

O registo das posições dos retrovisores é efectuado através dos potenciómetros montados nos accionamentos dos espelhos.

O comando do funcionamento de memória efectua-se através do interruptor da memória, que está ligado através de quatro condutores ao módulo periférico da porta do condutor. As pressões nas teclas são transmitidas através do canal periférico ao módulo principal.

A memorização das posições dos espelhos, bancos e coluna de direcção é efectuada a partir do borne R. Depois de premir a tecla de memória vermelha, esta acende no máximo durante 7 segundos. Se neste espaço de tempo for premida uma das teclas de memorização (1, 2 ou 3), são memorizadas as posições actuais no espaço de memória seleccionado.

A chamada de uma posição memorizada é sempre possível. 16 minutos após desligar a ignição ocorre no entanto uma desactivação da função, até que o borne R volte a ser ligado ou, até que se dê uma alteração do sinal numa entrada do módulo (p. ex.: abertura de uma porta)

A chamada das posições é efectuada mantendo premida a tecla de memorização desejada (1, 2, ou 3) até que todos os ajustes tenham sido efectuados. Adicionalmente é possível iniciar um processo automático por toque simples da tecla. Este funcionamento por ”toque simples da tecla” é possível quando:

Aquecimento dos espelhos

O aquecimento dos espelhos é comandado pelos módulos periféricos nas portas. O aquecimento está activo a partir do borne 15 (posição do canhão de ignição 2). O tempo de activação depende da temperatura exterior.

O módulo principal recebe da IKE a temperatura exterior, através do canal K, e determina um compasso de tempo para o aquecimento. Este tempo é transmitido aos módulos periféricos e aí é executado. Com uma temperatura exterior superior a 25oC não se efectua mais nenhum aquecimento, se for inferior a -10oC o aquecimento encontra-se permanentemente ligado.

Recolha dos retrovisores

Com o accionamento electromotriz para a recolha dos retrovisores exteriores (equipamento extra) podem recolher-se os dois retrovisores exteriores em sentido contrário ao da marcha.

A tecla para recolher encontra-se no bloco de interruptores na porta do condutor. O sinal da tecla é transmitida através do canal periférico ao módulo periférico nas portas. Conforme a posição dos retrovisores, estes serão em seguida recolhidos ou desdobrados.

Para além das diferenças de design, os retrovisores diferenciam-se nas viaturas de série dos modelos E38/E39 dos retrovisores para o modelo E39 M5 (design Motorsport).

Nos retrovisores das viaturas de série está montado um microinterruptor que faz a ligação de um sinal de massa ao respectivo módulo periférico quando um retrovisor é recolhido ou desdobrado para fora à mão ou através de um golpe. O microinterruptor é necessário, visto que é através deste recolher ou desdobrar se dar um desacoplamento entre o mecanismo do retrovisor e o motor de recolher. Se um retrovisor, mecanicamente desacoplado for comandado premindo-se a tecla, o motor de recolher move o retrovisor no sentido recolher até o microinterruptor sinalizar um engate. O tempo de activação máximo do motor são neste caso 15 segundos

Devido a um mecanismo modificado, já não é necessário este microinterruptor no retrovisor para o E39 M5.

Visto os motores de recolha dos retrovisores funcionarem em bloco, existe a possibilidade de uma sobrecarga térmica em caso de accionamento frequente. Para evitar esta sobrecarga, está previsto um bloqueio de repetição que impede os motores de recolha durante 3 minutos após 6 accionamentos no intervalo de 1 minuto.