Sistema de fecho central (ZV)

O sistema de fecho central possibilita o trancar, bloquear e destrancar das portas e da tampa do depósito de combustível através de pontos de comando centralizados e do comando à distância. O comando do sistema de fecho central é efectuado através do módulo principal da Electrónica Central da Carroçaria (ZKE III)

Descrição

Comando

O comando do sistema de fecho central é possível através dos seguintes pontos de comando:

Tecla para o sistema de fecho central (tecla do fecho central)

Através da tecla do sistema de fecho central na viatura (tecla do fecho central), pode-se trancar e destrancar a viatura de modo centralizado.

Uma porta trancada pode ser destrancada e aberta pelo interior, puxando duas vezes no manípulo da porta.

Para evitar um trancamento involuntário (com a chave dentro da viatura) a tecla do sistema de fecho central não actua quando:

Uma viatura bloqueada (bloquear a partir de ignição desligada, abrir/fechar porta do condutor e trancamento através da fechadura da porta ou comando à distância via rádio) não pode ser aberta através da tecla do sistema de fecho central.

Canhão de fecho da porta do condutor e do acompanhante

Através dos canhões de fecho nas portas dianteiras são comandados dois micro-interruptores (= contactos do fecho). Estes dois contactos ligam B+ ao módulo da respectiva porta e sinalizam ”Trancar/Bloquear” e ”Destrancar”.

Em caso de equipamento com um comando à distância via sinal de rádio, o canhão de fecho na porta do acompanhante é suprimido.

Nota: na Série E38, até 9/95, o ”módulo da porta do condutor” e o ”bloco de interruptores para o comando dos retrovisores e dos levanta vidros” são duas unidades de comando independentes. A partir de 9/95, o módulo da porta do condutor está integrado no bloco de interruptores.

Canhão de fecho da tampa da mala

Até Setembro de 1999, o sistema de fecho central pode ser comandado através da fechadura da porta da mala.

Através do canhão de fecho da tampa da mala são comandados dois micro-interruptores (= contactos do fecho). Estes dois contactos ligam B+ ao módulo principal e sinalizam ”Trancar/Bloquear” e ”Destrancar”.

Se a chave da viatura for rodada 90o para além da posição ”Trancar/Bloquear” e retirada (ranhura do canhão de fecho está na horizontal), a tampa da mala permanece trancada, mesmo que o sistema de fecho central seja destrancado através de um outro ponto de comando (”Posição de hotel ou de oficina”).

Nota: na Série E39, modelo touring, não está montado nenhum canhão de fecho na tampa da mala.

A partir de Setembro de 1999 já só está montado um microinterruptor na fechadura da porta da mala, o qual, através de um condutor sinaliza ao módulo principal as posições da fechadura ”Destrancar” ou ”Posição de hotel ou de oficina”. A sinalização é necessária para que, com o sistema de alarme anti-roubo armado, não ocorra nenhum disparo do alarme quando a tampa da mala é destrancada através da chave da viatura, e para impedir na ”Posição de hotel e de oficina”, a abertura eléctrica da tampa da mala através de comando à distância ou tecla.

Trancar e bloquear

Em todas as portas da viatura devem distinguir-se duas situações distintas de fecho central:

Ao Trancar, o botão de trancar é puxado para baixo. A porta deixa de poder ser aberta pelo exterior através do manípulo da porta. A porta pode ser aberta pelo interior se o manípulo interior da porta for puxado duas vezes.

Se a viatura for trancada com a porta do condutor aberta, esta permanece destrancada.

Uma viatura trancada pode ser destrancada a partir do interior através da tecla do sistema de fecho central.

Ao Bloquear, a fechadura de trinco rotativo é desacoplada internamente do mecanismo de abertura. A porta não pode ser aberta, nem por dentro nem por fora. A tecla do sistema de fecho central está sem função.

Ao accionar o sistema de fecho central através do canhão de fecho ou do comando à distância via sinal de rádio, a viatura é automaticamente trancada e bloqueada se o canhão de ignição estiver na posição 0 (borne R e 15 desligados) e depois de desligar o borne R se a porta do condutor tiver sido aberta e fechada pelo menos uma vez.

Accionamentos do fecho central

Os accionamentos do fecho central dianteiros são comandados pelos respectivos módulos das portas através de transístores. Os accionamentos das portas traseiras e da tampa do depósito de combustível são comandados através do relé no módulo principal.

O accionamento do fecho central é constituído por um motor eléctrico e um microinterruptor integrado (= interruptor de posição). O movimento giratório é transmitido ao mecanismo do trinco rotativo através de uma engrenagem.

Após a activação do sistema de fecho central, o motor eléctrico é ligado até o interruptor de posição no accionamento atingir a posição ”Trancado”. Se as portas devem ser bloqueadas, o motor eléctrico é em seguida activado de novo e a engrenagem é levada para além da posição ”Trancado” até à posição final ”Bloquear”.

Bloqueio de repetição

Visto os motores eléctricos nos accionamentos do fecho central funcionarem em bloco (na posição Bloquear), deve evitar-se de uma sobrecarga devido a comandos demasiado frequentes. Por este motivo, depois de 32 accionamentos no intervalo de 2 minutos, o sistema de fecho central é inibido através de um bloqueio de repetição de modo a que apenas em cada 4 segundos seja efectuada uma função.

O bloqueio de repetição é cancelado após 3 minutos.

Destrancar automático em caso de acidentes

Por razões de segurança, o sistema de fecho central é destrancado quando o módulo principal detecta um acidente por colisão (impacto). A detecção da colisão é efectuada:

Adicionalmente ao destrancar são ligados o sistema de luzes de emergência e a iluminação do habitáculo.

A detecção de impacto (colisão) está desligada quando o canhão de ignição estiver na posição 0 ou o sistema de fecho central em posição ”Bloqueado”.

Assincronismo mecânico

Quando uma porta trancada electricamente é destrancada mecanicamente através do manípulo interior da porta (puxar duas vezes o manípulo da porta), o mecanismo da porta é desacoplado do accionamento do fecho central. O mecanismo de fecho e o accionamento do fecho central apresentam uma condição contrária, eles são assíncronos.

O módulo principal reconhece a condição assíncrona através do sinal do contacto da porta, que indica o abrir da porta.

No próximo trancamento eléctrico do sistema de fecho central, a porta volta a ser automaticamente sincronizada, para tal, depois do trancamento, ser primeiro destrancado e em seguida novamente trancado.

Destrancamento selectivo

Em diferentes versões nacionais (p. ex.: EUA) está codificado no módulo principal o ”Destrancamento selectivo”. Nesta configuração, com o primeiro processo de destrancamento através de um contacto do fecho ou através do comando à distância via sinal de rádio é primeiro destrancada apenas a porta do condutor. As restantes portas passam da posição ”Bloqueado” para ”Trancado” de modo a que apenas possam ser abertas através do manípulo interior da porta.

Só quando a viatura é destrancada uma segunda vez é que todas as portas são destrancadas.