Levanta vidro

 

Interruptores

Os levanta vidros são comandados através do "Bloco de interruptores para o comando dos retrovisores e os levanta vidros" na porta do condutor e outros três interruptores nas respectivas portas.

Os interruptores na porta do acompanhante e nas portas traseiras emitem um sinal do estado dos interruptores, através de dois condutores, ao módulo da porta ou ao módulo principal (sinal de massa). O bloco de interruptores na porta do condutor transmite os seus dados através do "Canal periférico" ao módulo da porta e ao módulo principal.

Nota: na Série E38, até 9/95, o "módulo da porta do condutor" e o "bloco de interruptores para o comando dos retrovisores e dos levanta vidros" são duas unidade de comando independentes. A partir de 9/95, o módulo da porta do condutor está integrado no bloco de interruptores.

Todos os interruptores possuem duas posições. Premindo ligeiramente para a frente ou para trás, o vidro é aberto ou fechado. Ao soltar o interruptor, o accionamento do levanta vidro é imediatamente desactivado.

A segunda posição do interruptor é alcançada pressionando para além da primeira posição. O accionamento do levanta vidro encontra-se agora em funcionamento automático e é activado até o vidro estar completamente aberto ou fechado. Um novo accionamento do interruptor interrompe o funcionamento automático.

Devido a regulamentações legais, o funcionamento automático depende de dados de codificação. Exemplo: na variante nacional Austrália, o funcionamento automático no sentido "Fechar" só é possível na porta do condutor.

Desactivação de fim de curso

No funcionamento automático, a desactivação do accionamento é efectuada através de uma medição de corrente. Ao atingir a posição final, o accionamento é bloqueado por breves instantes, o que tem como consequência um aumento da corrente absorvida. O aumento da corrente é detectado no módulo da porta (vidro dianteiro) ou no módulo principal (vidro traseiro) e o accionamento é desactivado.

Protecção antiaprisionamento

Todos os aros dos vidros das portas estão munidos na zona superior com um friso protector antiaprisionamento. O friso é constituído por duas tiras de contacto moldadas em plástico que estabelecem uma ligação eléctrica ao serem pressionadas.

Se ao fechar um vidro, o friso protector antiaprisionamento for pressionado, o movimento de fechar é interrompido e o vidro é activado durante aprox. 1-2 segundos no sentido Abrir.

Em caso de pressão permanente sobre o friso protector antiaprisionamento, apenas é possível fechar o vidro premindo a fundo o interruptor (posição de funcionamento automático).

Através de uma resistência ligada em paralelo monitorizam-se os frisos protectores antiaprisionamento em relação a uma ruptura de ligação. Ao ocorrer uma interrupção, fechar o vidro também só é possível premindo a fundo o interruptor.

Abertura/fecho conforto

Através do canhão de fecho da porta do condutor e através do comando à distância via sinal de rádio podem ser abertos e fechados os vidros e o tejadilho de correr/deflector.

Uma abertura conforto ocorre quando o canhão de fecho é mantido mais de 3 segundos na posição "Destrancar", ou quando a tecla correspondente no comando à distância é premida durante o respectivo período de tempo.

Um fecho conforto ocorre quando o canhão de fecho é mantido mais de 2 segundos na posição "Trancar", ou quando a tecla correspondente no comando à distância via sinal de rádio é premida durante o respectivo período de tempo.

As funções podem ser activadas ou desactivadas através de codificação.

Desactivação do comando

Os levanta vidros estão activos com o borne R ligado. Depois de desligar o borne R, os levanta vidros continuam por enquanto a poder ser comandados. Uma desactivação automática ocorre após 16 minutos.

Dependente das disposições legais nacionais, ocorre adicionalmente uma desactivação dos levanta vidros com a abertura da porta do condutor ou do acompanhante.

São codificáveis duas versões diferentes:

Versão ECE

Desactivação depois de desligar o borne R e abrir e fechar a porta do condutor ou do acompanhante.

EUA e Austrália

Desactivação após desligar o borne R e abrir a porta do condutor ou do acompanhante.

Estas condições de desactivação são válidas também para o tejadilho de correr/deflector.