Este documento inclui uma exposição de todos os defeitos conhecidos no sistema de trancamento central e outras indicações.
São descritos os seguintes defeitos (os números indicados correspondem aos números de falha no DIS BMW):
Indicação
Todos os defeitos e causas de defeito são tomados em consideração nos módulos de teste.
Na localização de defeitos no DIS BMW, é absolutamente necessário processar-se através da selecção "1 Sintomas de falha".
Não efectuar nenhum diagnóstico através do modo de perito!
Visto que para muitos accionamentos do fecho central, módulos de porta e módulos principais não se poder determinar nenhum defeito no âmbito da verificação ao abrigo da garantia, deve, em caso de substituição de uma das peças, preencher-se pormenorizadamente as seguintes informações na etiqueta de pendurar da garantia:
Ao substituir-se uma unidade de comando deve remeter-se adicionalmente o código de teste.
Os sintomas de falha mencionados a seguir podem ser seleccionados directamente no DIS BMW. O número de falha referenciado corresponde ao número de falha no DIS BMW.
A memória de falhas da unidade de comando é avaliada automaticamente após a selecção de um sintoma de falha e tomada em consideração dentro dos módulos de teste!
3 A porta do condutor não é trancada e/ou destrancada
4 A porta do acompanhante não é trancada e/ou destrancada
Podem existir as seguintes causas de defeito:
Nos módulos das portas com número do software inferior a 0.5 pode ocorrer o seguinte defeito:
Depois de passar do modo de funcionamento para o modo de repouso (modo de descanso), o módulo da porta não reconhece por vezes o comando para destrancar o sistema de fecho central. Só reconhece o comando quando é transmitido uma segunda vez.
O defeito não ocorre se na viatura estiver instalada uma memória de posição do banco, é que esta unidade de comando activa o módulo da porta.
Uma alteração no software do módulo principal (a partir da versão de software 1.2) faz com que o módulo principal solicite agora várias vezes ao módulo da porta, através do canal periférico, para destrancar o sistema de fecho central. Deste modo, este defeito já não volta o ocorrer.
Adicionalmente foi reparado o defeito no software dos módulos das portas (a partir da versão de software 0.5).
Indicação relativa ao "Trancamento central selectivo":
Nas viaturas com versão EUA está codificada a função "Trancamento central selectivo" (consultar Função de serviço - Dados de codificação). No trancamento central selectivo, com uma viatura trancada e bloqueada, apenas a porta do condutor é destrancada com o primeiro comando de destrancamento através da fechadura da porta ou do comando à distância. Todas as outras portas só são destrancadas após o segundo comando de destrancamento ou através da tecla do sistema de fecho central.
5 A porta traseira não é trancada e/ou destrancada
Podem existir as seguintes causas de defeito:
6 A viatura só pode ser trancada, mas não bloqueada
Apresenta-se o seguinte sintoma de falha:
Podem existir as seguintes causas de defeito:
A função "Bloquear" só é executada quando o canhão de ignição estiver na posição 0 e, em seguida, for aberta e fechada a porta do condutor ou do acompanhante.
A função "Bloquear" só é executada ao accionar o sistema de fecho central através do comando à distância, da fechadura da porta ou da fechadura da tampa da mala. Através da tecla do sistema de fecho central não é possível bloquear a viatura, mas apenas trancá-la.
7 Porta do condutor é sempre bloqueada
8 Porta do acompanhante é sempre bloqueada
Apresenta-se o seguinte sintoma de falha:
Podem existir as seguintes causas de defeito:
Junto às duas linhas de carga do módulo da porta para o motor eléctrico do accionamento do fecho central encontra-se uma outra linha de sinais. Esta linha transmite a posição "Trancado" ao módulo da porta. Se a linha estiver interrompida ou o microinterruptor no accionamento do fecho central defeituoso, o motor eléctrico é alimentado com corrente até ser alcançado o tempo máximo de excitação. O accionamento encontra-se então na posição "Bloqueado".
9 Porta traseira é sempre bloqueada
Apresenta-se o seguinte sintoma de falha:
Podem existir as seguintes causas de defeito:
O comando dos accionamentos traseiros do fecho central diferencia-se do comando dos accionamentos dianteiros do fecho central. Contrariamente aos accionamentos dianteiros, o circuito eléctrico, ao activar o accionamento do fecho central, é interrompido através de um microinterruptor no accionamento do fecho central quando é alcançada a posição "Trancado". Um microinterruptor colado no accionamento ou um curto-circuito na linha correspondente para o módulo principal impede a desactivação. O accionamento do fecho central é então activado até ser atingido o tempo máximo de excitação. O accionamento encontra-se então na posição "Bloqueado".
10 Não é possível bloquear porta traseira
Apresenta-se o seguinte sintoma de falha:
Podem existir as seguintes causas de defeito:
11 O comando do sistema de fecho central através da fechadura da porta do condutor não é possível
19 O comando do sistema de fecho central através da fechadura da porta do acompanhante não é possível
12 Comando do sistema de fecho central através da fechadura da porta da mala, deficiente
Indicação para o sintoma de falha 19: a fechadura da porta do acompanhante só é montada quando a viatura não está equipada com um comando à distância. Nas viaturas com comando à distância, o sintoma de falha 19 não é indicado no DIS BMW.
Podem existir as seguintes causas de defeito:
A partir da versão de software 1.4 do módulo principal, a função "Trancar/Bloquear" através das fechaduras só é executada quando o canhão de ignição está na posição 0.
13 Comando do sistema de fecho central através da tecla na viatura, deficiente
Podem existir as seguintes causas de defeito:
Até ao número do software 1.0 do módulo principal, é possível trancar e destrancar o sistema de fecho central com a porta do acompanhante aberta.
14 A tampa do depósito de combustível não é trancada ou destrancada
Podem existir as seguintes causas de defeito:
Nas viaturas com versão EUA, a tampa do depósito de combustível só é trancada quando a viatura é bloqueada. Ao trancar a viatura através da tecla do sistema de fecho central, a tampa do depósito de combustível não é trancada. O comando da tampa do depósito de combustível é efectuado aqui através de um relé (K121) externo. Em caso de defeito deve comprovar-se adicionalmente o relé.
15 O sistema de fecho central é destrancado antes de ser trancado
Aqui não existe nenhuma perturbação de funcionamento!.
Se a viatura foi trancada através da tecla do sistema de fecho central e uma porta aberta, com a viatura tiver sido trancada pelo interior através de um manípulo da porta, o mecanismo de fecho e o accionamento do fecho central não estão sincronizados.
Se a viatura for trancada neste estado (p. ex. através do comando à distância), o módulo da porta ou principal reconhece o estado e executa automaticamente um destrancamento antes de trancar, voltando assim a ser sincronizados o sistema eléctrico e mecânico.
16 A viatura destranca por si
Podem existir as seguintes causas de defeito:
20 A viatura destranca por si
Podem existir as seguintes causas de defeito:
17 Falha total do sistema de fecho central (todos os accionamentos através de todos os pontos de comando)
Já que o sistema de fecho central é comandado tanto pelos módulos das portas (portas dianteiras) como também pelo módulo principal (portas traseiras), este defeito é muito pouco provável. Por regra, uma análise exacta de defeitos indica que apenas existe um defeito no comando através da fechadura da porta ou da tampa da mala ou do comando à distância.
Para determinar a localização exacta de falhas pode efectuar-se no DIS BMW um teste operacional (2 testes operacionais) para o sistema de fecho central e o comando à distância.
18 A tampa da mal não abre, estando a viatura destrancada
Executar o programa de teste para o comando da tampa da mala.
O comando à distância via sinal de rádio pode ser comprovado com um programa de teste próprio.
Defeitos que ocorrem apenas temporariamente deve ter-se em conta que o comando à distância via sinal de rádio pode ser perturbado por outros sinais via rádio.
Uma perturbação do comando à distância via sinal de rádio através de outros sinais via rádio existe frequentemente quando o comando à distância em determinados locais está regularmente sem função. Possíveis fontes de perturbação podem ser: modems radioeléctricos, instalações de comando de máquinas de obras, portas de garagem comandadas via sinal de rádio, instalações de telecomunicação, instalações de procura de pessoas e instalações de alarme. Uma resolução técnica não é actualmente possível.