Por ocasião da calibração das rodas é determinado o perímetro de rolamento das rodas e memorizado pelo sistema de navegação.
Importante!
Deve efectuar-se em qualquer caso uma calibração das rodas quando uma ou ambas as rodas dianteiras forem substituídas.
Num sistema não calibrado ou incorrectamente calibrado podem apresentar-se os seguintes erros:
A calibração das rodas pode ser efectuada através de dois métodos:
Em princípio deve efectuar-se uma "Calibração através de medição". Só este procedimento garante, perante uma execução correcta, uma determinação exacta do perímetro de rolamento.
O processo através de "Introdução da dimensão dos pneus" pressupõem a cooperação do cliente que, após a introdução, deverá corrigir o valor durante um período de tempo prolongado (ajuste de precisão).
Subsequentemente são descritos ambos os processos.
Calibração de oficina
Este processo possibilita a determinação exacta do perímetro de rolamento dos pneus.
Para a calibração das rodas são necessários os seguintes meios auxiliares:
Importante!
No caso de uma calibração das rodas devido a uma reclamação do cliente, efectuar primeiro uma comprovação dos sensores e diagnóstico.
Preparativos
Desengatar a cobertura para a argola de rebocar traseira. Inserir a ferramenta especial 00 9 280 na argola de rebocar e inserir a barra telescópica 00 9 200 no orifício da ferramenta e fixá-la por aperto.
Processo de calibração
1. passo
A viatura está imobilizada com o travão de estacionamento! Extrair a barra telescópica e marcar o ponto inicial no chão com a lapiseira de feltro.
2. passo
Ligar a ignição na viatura e chamar no monitor de bordo o menu de calibração. Isto realiza-se através dos seguintes passos:
No monitor de bordo aparece uma página de indicação e, após premir a tecla "Continuar", o menu de calibração.
3. passo
Introduzir "Start" no monitor e mover a viatura à velocidade de passo (superior a 1 km/h) 6 a 8 metros em linha recta para a frente. Deve prestar-se atenção aos seguintes pontos:
Após aprox. 6 a 8 metros, travar a viatura, puxar imediatamente o travão de estacionamento e desengrenar a velocidade. Introduzir no monitor de bordo "Stop".
4. passo
Marcar o termo com a lapiseira de feltro e medir, com uma precisão de 1 cm, o trajecto percorrido entre a marca inicial e final com uma fita métrica.
Introduzir no monitor de bordo o trajecto determinado.
5. passo
Após a introdução da distância deve percorrer-se uma distância de aprox. 100m em linha recta. Evitar movimentos do volante!
Surge uma indicação quando o distância percorrida foi insuficiente, ou quando se efectuaram demasiados movimentos do volante.
A calibração das rodas termina após este percurso e pode ser finalizada com "Calibração terminada".
Importante!
Defeitos frequentes na calibração das rodas são
Por favor, observar!
Ao travar e iniciar a marcha a viatura não atinge temporariamente a velocidade mínima de aprox. 1 km/h necessária para os sensores das rodas. Nessa altura, a viatura percorre um trajecto que não é detectado pelo sistema de navegação.
Por este motivo é absolutamente necessário que o trajecto de medição seja percorrido de modo contínuo e sem travar.
Após a calibração, o valor de calibração calculado (impulsos por rotações), pode ser indicado e imprimido no DIS BMW.
A edição é efectuada através "Funções especiais SAV" - "Ler dados de calibração dos sensores de rotações (sensores das rodas)"
O valor não se altera no regime de marcha.
Em caso de reclamação por parte do cliente, a impressão pode servir à oficina como prova de que o próprio cliente alterou o valor de calibração.
Calibração de cliente
Este método oferece aos clientes tecnicamente aptos e que procedem eles próprios frequentemente à substituição das rodas / pneus a possibilidade de efectuarem eles mesmos a calibração das rodas.
Os perímetros de rolamento consignados no sistema para cada tipo de pneus são apenas valores nominais, que se referem a indicações normalizadas.
Uma vez que o perímetro de rolamento real das rodas montadas na viatura diverge muitas vezes desses valores, é necessário adicionalmente um ajuste de precisão.
O processo descrito de seguida só é possível com a viatura parada.
Se durante os seguintes percursos com sistema de navegação for observado um desvio contínuo nas indicações de distâncias em metros, pode corrigir-se o valor de calibração.
De seguida, observar novamente as indicações de distâncias em metros relativamente a desvios regulares.
Indicação
Devido às indicações não "exactas ao metro" memorizadas no mapa existe um determinada divergência entre as indicações do trajecto mostradas e o trajecto real. Por isso, antes ou depois de um ajuste de precisão devem observar-se as indicações por um período de tempo prolongado, de modo a poder verificar se o ajuste levou a um melhoramento ou agravamento da precisão.
Através da calibração de cliente, os dados de calibração de oficina são sobrescritos.
Por favor, informe os clientes acerca dos pontos citados!