Para o cálculo da dinâmica transversal, a unidade de comando ABS/DSC necessita, para além de outros valores de medição, também do ângulo de viragem.
O ângulo de viragem é registado através de um sensor de guinada independente. Este potenciómetro do ângulo de viragem é do tipo de um potenciómetro de 360 graus. O alcance de medição é de 2 x 180 graus.
Para garantir resultados de medição livres de perturbações, o sensor de guinada é do tipo duplo. Os dois contactos de cursor estão deslocados por 90 graus entre si.
O sensor de guinada pode p. ex. ser instalado de modo a que quando as rodas estiverem a direito, exista no cursor uma tensão muito pequena.
Se o volante for agora virado para a direita ou para a esquerda, a tensão tomada pelo cursor aumenta linearmente até atingir o valor máximo de aprox. 5 V, para um ângulo de torção do volante de 180 graus. Continuando a virar o volante no mesmo sentido, a tensão no cursor diminui linearmente até ser atingir o valor mínimo de aprox. 0,5 Volt.
A tensão triangular gerada deste modo pelo potenciómetro é avaliada pela unidade de comando e convertida em ângulo de viragem.
A alimentação com positivo e negativo de ambos os potenciómetros é efectuada através da unidade de comando ABS/DSC. A tensão de alimentação é de 5 Volt.
Indicação
Em caso de uma substituição do sensor de guinada não é necessário efectuar um posicionamento do sensor em relação ao volante. No entanto, após a montagem deve efectuar-se um ajuste do ângulo de viragem com o sistema de diagnóstico e de informação (Capítulo "Funções especiais SAV", subcapítulo "Ajuste do ângulo de viragem").