A regulação da velocidade de cruzeiro utiliza como valor de regulação o sinal de velocidade V1 da mensagem CAN da unidade de comando DSC e calcula a partir daí o desejo relativo à carga. A FGR é activada de modo diferente nas viaturas E31 e E38 (desde que não existam quaisquer condições de desactivação ou proibições de activação):
Nas viaturas E31, a transmissão de dados é efectuada da alavanca de comando para a unidade de comando EMLIIIS, tal como no EML habitual, através da codificação da resistência e da tensão analógica dela derivada.
São possíveis as seguintes funções, sendo que o LSS é construído de modo a que a activação simultânea de várias funções esteja excluída:
Nas viaturas E38, a transmissão de dados do MFL para a unidade de comando EMLIIIS é efectuada através de sinais digitais. Entre as teclas do MFL não há qualquer bloqueio mecânico contra o accionamento simultâneo de múltiplas funções, de modo que as funções são reconhecidas segundo uma tabela de prioridades, com a prioridade mais alta para "Desligado".
Para evitar erros de manuseamento involuntários no volante multifunções, o condutor deve primeiro ligar a regulação da velocidade de cruzeiro (FGR) através do interruptor principal FGR no tablier (o indicador do estado de prontidão FGR acende no instrumento combinado). Em seguida são possíveis as seguintes funções:
Há proibições de activação e condições de desactivação em ambas as viaturas.
Proibições de activação são, entre outras, perturbações no canal CAN da mensagem DSC ou defeitos no interruptor do travão.
A utilização do FGR pode ser desactivada pela unidade de comando EMLIIIS de modo suave ou brusco: