Interfaces

 

A unidade de comando EMLIIIS envia e recebe sinais de outras unidades de comando ou componentes, tanto na forma digital como analógica.

Uma transmissão digital efectua-se por canal CAN entre as unidades de comando, uma transmissão analógica para o interruptor do travão, o interruptor Kick-Down e o indicador de perturbação no instrumento combinado.

Canal CAN

A comunicação entre a unidade de comando EMLIIIS e as unidades de comando AGS, ambas as DME e a DSC efectua-se através do canal CAN, através do qual decorre continuamente uma troca de dados muito extensa, a nível digital. A única excepção é o sinal do corte de segurança da alimentação do combustível da unidade de comando EMLIIIS para ambas as unidades de comando DME, o qual é transmitido através dum atalho de segurança externo.

Além disso está montado um módulo CAN respectivamente na unidade de comando EMLIIIS e nas outras unidades de comando, sendo a ligação entre eles realizada através de um acoplador em estrela. Para ele convergem de cada unidade de comando cabos de alimentação blindados, os quais devem apresentar, no total, uma resistência específica de 60 Ohms. Isso é conseguido ligando em paralelo as resistências terminais na unidade de comando DSC (fixa em 120 Ohms) e na unidade de comando AGS (120 Ohms, activada através duma ponte).

A unidade de comando EMLIIIS comprova continuamente, através do autodiagnóstico, tanto o correcto envio e recepção das mensagens no canal CAN, como também a igualdade da versão CAN de todas as unidades de comando.

Indicação

Em caso de substituição de uma das unidades de comando do canal CAN, é absolutamente necessário prestar atenção para que a versão CAN seja idêntica, caso contrário não é possível nenhuma comunicação através do canal CAN. Controlo por meio do programa de diagnóstico na página de identificação sob "Índice de canal".

Interruptor electrónico do travão

Em ambas as séries E31 e E38 é utilizado um interruptor electrónico do travão, no qual 2 interruptores do travão são montados num só corpo. O desempenho do interruptor electrónico do travão é comprovado pelo autodiagnóstico, em cada accionamento do travão.

Nas viaturas E31 é reproduzido, através do sistema electrónico, no EML usual o comportamento de comutação dos dois interruptores mecânicos do travão, os quais comutam ligeiramente diferidos. O primeiro interruptor (sinal BLS) é um contacto auxiliar de trabalho, isto é, ao ser accionado liga ao positivo da bateria, e envia este sinal, entre outros, para o atalho externo de segurança. O segundo interruptor ligeiramente atrasado (sinal BTS) é também um contacto auxiliar de trabalho, e ao ser accionado liga à massa, e envia este sinal, entre outros, para a unidade de comando EMLIIIS.

Nas viaturas E38 ambos os interruptores de travão comutam exactamente ao mesmo tempo. Um dos interruptores (sinal B-EML) é um contacto auxiliar de trabalho, isto é, ao ser accionado liga ao positivo da bateria, e comunica este sinal ao atalho externo de segurança. O segundo interruptor (sinal BL-ON) é um contacto de ruptura, isto é, ao ser accionado desliga da massa, e comunica este sinal, entre outros, à unidade de comando EMLIIIS.

Interruptor Kick-Down (KDS)

O interruptor Kick-Down serve para a activação da mudança para uma velocidade mais baixa, em caixas de velocidades automáticas. Este interruptor tem utilização em todas as viaturas das Séries E31 e E38 com motor de 12 cilindros M73B54, uma vez que estas são equipadas exclusivamente com caixas automáticas.

O interruptor Kick-Down é em ambas as Séries E31 e E38 um contacto de trabalho, isto é, ao ser accionado liga à massa.

Indicador de perturbação

O indicador de perturbação tem a tarefa de informar o condutor sobre um defeito no sistema EMLIIIS, o qual pode originar limitações de potência ou a desactivação de diversas funções, e deve avisá-lo da necessidade de procurar uma oficina.

Nas viaturas E31, a indicação de perturbação é realizada na forma de uma luz de advertência com a inscrição "EML" no instrumento combinado.

Em viaturas E38 a indicação de perturbação é uma mensagem no módulo de Check-Control do instrumento combinado com o teor "Programa de emergência do motor".

Indicação

Depois de apagar a memória de falhas da unidade de comando EMLIIIS, a ignição tem que ser desligada durante aprox. 10 segundos. Só então, com a ignição de novo ligada, a indicação de perturbação se apaga.