Viaturas com os motores M62TU, S62 e M73 possuem sempre um ventilador por acoplamento de viscosidade e, adicionalmente, também um ventilador eléctrico. O ventilador eléctrico é ligado adicionalmente se o poder de refrigeração do ventilador por acoplamento de viscosidade não for suficiente.
O ventilador eléctrico é comandado directamente no motor do ventilador através de um estágio final de potência. A unidade de comando para do motor activa este estágio final de potência através de um sinal rectangular com relações de impulsos (duração variável dos impulsos) entre 10 % e 90 % e controla assim os diferentes números de revoluções no ventilador eléctrico. Relações de impulsos inferiores a 5 % e superiores a 95 % não ocasionam nenhuma activação, sendo utilizadas para o reconhecimento de defeito. O estágio final de potência possui uma alimentação própria com positivo e massa.
O número de rotações do ventilador é influenciado pela temperatura do líquido de refrigeração à saída do radiador e pela pressão do sistema de climatização. O número de rotações do ventilador diminui com o aumento da velocidade da viatura.
Se durante o funcionamento for detectada uma perturbação, é memorizada na memória de falhas da unidade de comando DME o respectivo defeito.
Para a comprovação de funcionamento e a localização de defeitos, o programa de diagnóstico oferece a possibilidade, através do DIS-Tester / MoDiC, de comandar directamente o ventilador eléctrico.