Distribuição de ar

 

Programas de distribuição de ar

Para além do sistema automático, estão à disposição do condutor e do acompanhante três programas manuais de distribuição de ar. Com eles, podem abrir-se e fechar-se, do lado do condutor e do lado do acompanhante, as portinholas de desembaciamento, ventilação e zona dos pés, independentemente umas das outras e do valor da temperatura ajustado.

Com estes programas, pode também ser insuflado na climatização ar frio dos canais do desembaciamento e da zona dos pés, assim como, em utilização no Inverno, ar quente das grelhas de ventilação.

Deste modo são também abrangidas situações nas quais o programa automático deixou de satisfazer as solicitações requeridas.

Servocomandos

Para a actuação sem escalonamentos das chapeletas de saída de ar no IHKA, estão montados no sistema 4 servocomandos eléctricos e 1 motor de alta rotação. Eles são constituídos por motor de ajuste passo-a-passo e engrenagem redutora.

A actuação das portinholas de ar fresco é assegurada por um motor de avanço passo-a-passo excitado com 500 Hz, com uma ligação de 4 pinos. Para a actuação de todas as outras portinholas são utilizados novos motores comandados por canal. Cada um destes motores possui um elemento electrónico próprio e é electricamente codificado, i. é., o motor só deve ser montado no local a ele destinado.

Através da arrumação de recolha de alguns componentes na parte electrónica dos motores, foi possível reduzir de tal modo a electrónica de comando, que eles puderam ser instalados no painel de comando. Deste modo, já não é necessária qualquer unidade de comando adicional.

Uma outra vantagem consiste no facto de estarem assentes até 5 motores num tramo comum de três fios (em lugar das 6 ligações habituais por motor). São utilizadas duas variantes de motorização com saída de ficha no elemento electrónico para a esquerda ou para a direita.