Chaufagem independente/suplementar com/sem Telestart

Chaufagem independente/suplementar com/sem Telestart

Funções

O funcionamento de chaufagem independente é activada por uma pré-programação no display multi-informativo, monitor de bordo ou através do Telestart (comando à distância da chaufagem independente) e aquece o motor e o habitáculo.

Chaufagem suplementar

Se o aparelho de chaufagem independente/suplementar estiver programado para chaufagem suplementar, as funções Telestart, pré-programação e comando através do MID ou monitor de bordo não estão disponíveis.

O funcionamento de aquecimento suplementar é iniciado pela necessidade de chaufagem do sistema de chaufagem/ar condicionado ou com o motor frio pela unidade de comando da chaufagem/ar condicionado e controlado entre outros também pelo aparelho de chaufagem independente/chaufagem suplementar. Nessa altura, a temperatura do líquido de refrigeração é registada e avaliada através de uma sonda térmica no aparelho de chaufagem independente/chaufagem suplementar e o valor de controlo Y na unidade de comando da chaufagem/ar condicionado. O funcionamento de aquecimento suplementar não é indicado no monitor de bordo ou MID.

Condições de activação para a chaufagem suplementar no M47, M51, M57 e M67

O aparelho de chaufagem independente/suplementar (Webasto) dispõem de uma unidade de comando própria.

Através de uma linha de despertar ou um telegrama através do canal K é activada a chaufagem independente/suplementar da unidade de comando de chaufagem/ar condicionado. A unidade de comando de chaufagem independente/chaufagem suplementar envia através da linha de realimentação da chaufagem independente ou de um telegrama no canal K um sinal de retorno à unidade de comando de chaufagem/ar condicionado, indicando se o aparelho de chaufagem independente ligou.

Durante o funcionamento de chaufagem independente tem de ser evitado um aquecimento da sonda térmica do líquido de refrigeração da DME/DDE (Electrónica Digital do Motor, Electrónica Digital Diesel) através da chaufagem independente. Para evitar um falseamento da temperatura do motor para a DME/DDE, é cortado o circuito da água na zona da sonda térmica do líquido de refrigeração através de uma válvula de bloqueio .

Válvula de bloqueio

a montagem de uma válvula de bloqueio depende da variante do motor.

O comando à distância via sinal de rádio possibilita a colocação em funcionamento da chaufagem independente a uma distância até aprox. de 400 m.

Telestart

A partir de recintos fechados, o alcance pode estar limitado. O emissor portátil deverá, ao ser comandado, estar com a antena orientada para cima.

O processo de arranque é iniciado através do accionamento do interruptor basculante de activação esquerdo. O díodo luminoso no bordo superior do emissor portátil indica que o sinal de arranque foi transmitido (pisca no máx. 30 minutos = período de funcionamento da chaufagem independente).

Inicialização do emissor portátil para Telestart:

Para um novo receptor Telestart devem reinicializar-se ambos os emissores portáteis.

Desactivação por subtensão

Uma condição fundamental para a utilização da chaufagem independente é a da bateria estar suficientemente carregada . O limiar da subtensão depende da temperatura exterior e é comparado com a tensão do borne 30 existente no painel de comando. Se esta tensão no painel de comando for inferior ao valor calculado, o funcionamento de chaufagem independente é finalizado.

A função chaufagem independente deixa-se activar, na posição 1 do canhão de ignição, através do monitor de bordo ou MID ou na posição 0 da chave de ignição através do Telestart ou através de pré-programação. Nessa altura, são possíveis diferentes configurações em função da posição do canhão de ignição.

Condições com o canhão de ignição na posição 1:

Condições com o canhão de ignição na posição 0:

Durante a fase de enxaguamento, a válvula de bloqueio continua a ser alimentada com corrente após a desactivação.