Regulação do evaporador (comando do compressor)

Regulação do evaporador (comando do compressor)

A regulação do evaporador é activada através da actuação da tecla da climatização no painel de comando. A disponibilidade da climatização é indicada através do LED na tecla da climatização. Ao estarem instalados compressores controlados , o limiar de desactivação depende da temperatura exterior e pode estar entre 1°C e 3°C. Se estiver montado um compressor normal, o limiar perante temperaturas exteriores elevadas (> 30°C) é baixado por 1°C. Através da regulação mecânica do débito do compressor no compressor controlado não se atinge uma desactivação do acoplamento do compressor . O compressor do ar condicionado é comandado directamente pela unidade de comando de chaufagem/ar condicionado e o ventilador suplementar através da Electrónica Digital do Motor ou Electrónica Digital Diesel (DME/DDE) . As solicitações para o compressor do ar condicionado e o ventilador suplementar são transmitidas através do Canal CAN/K à DME/DDE. O sensor de pressão monitoriza também a pressão do agente frigorífico e desactiva o compressor, em caso de pressões demasiado elevadas ou demasiado baixas. Apenas no M51 no motor diesel é montado ainda um pressóstato que verifica a pressão do agente frigorífico e, eventualmente, interrompe a linha de alimentação para o acoplamento do compressor.

Condições de manobra para a solicitação do acoplamento electromagnético

LIGAR: tecla da climatização LIGADA e temperatura do evaporador > 4°C (em função da temperatura exterior) e temperatura do líquido de refrigeração < 117°C e borne 30 na unidade de comando > 9,7 Volt.

DESLIGADO: tecla da climatização DESLIGADA ou temperatura do evaporador < 3°C (em função da temperatura exterior) ou ventilador na posição 0 ou temperatura do líquido de refrigeração > 120°C ou borne 15 DESLIGADO ou borne 30 < 9 volt.

Aumento do regime de ralenti DME_AC

Ao ser accionada a tecla da climatização, o sistema de chaufagem/ar condicionado solicita um aumento do regime de ralenti através do canal K, para poder gerar uma capacidade frigorífica suficiente, mesmo em regime de ralenti.

Activação do compressor DME_KO

A DME recebe através do canal K a tarefa de activar o compressor. Se não existir nenhuma desactivação de plena carga o binário de carga do compressor do ar condicionado resulta do sinal do sensor de pressão e transmitido à DME através do canal K .

Comando do ventilador suplementar sem escalonamento

Através de um sensor de pressão , é registada a pressão do agente frigorífico do sistema de climatização, e transformada, através de uma tabela, num escalão do ventilador suplementar, o qual é transmitido através do canal K/canal CAN à DME/DDE. O sistema electrónico do motor gera, a partir deste escalão, a tensão de comando para o motor do ventilador suplementar sem escalonamento.