Interfaces

 

Os interfaces mais importantes da unidade de comando ABS/ASC são os interfaces para a Electrónica Digital Diesel (DDE) e para o Comando Adaptativo da Caixa de Velocidades (AGS).

A troca de dados entre a DDE, AGS e ABS/ASC não é efectuada como até agora através de um grande número de linhas individuais, mas sim através de um sistema de canais de transmissão série, o chamado canal CAN (Controller Area Network). Este é composto por duas linhas de dados (CAN_L e CAN_H) e uma protecção (CAN_S) para uma protecção contra sinais de perturbação externos.

Neste sistema de canais de transmissão, todos os participantes têm os mesmos direitos, ou seja, cada unidade de comando tanto pode enviar como receber. Em caso de falha de um participante, o canal continua à disposição dos restantes participantes.

Indicação

Todas as unidades de comando ligadas ao sistema de canais de transmissão devem apresentar o mesmo índice de canal. Este é indicado no programa de diagnóstico, na primeira página da identificação das unidades de comando.

Electrónica Digital Diesel (DDE)

As seguintes intervenções do motor, através da Electrónica Digital Diesel, podem ser originadas pela unidade de comando ABS/ASC:

Intervenção

Efeito

Redução do débito de injecção

Redução do binário do motor

Aumento do regime de ralenti

Redução da contribuição da inércia do motor em viaturas com caixa de velocidades manual

Comando Adaptativo da Caixa de Velocidades (AGS)

Durante um controlo ASC e, principalmente sobre faixas de rodagem com neve e gelo, as viaturas com um comando adaptativo da caixa de velocidades (AGS) podem receber um sinal da unidade de comando ABS/ASC que evita possíveis operações iminentes de mudança de velocidade e, com isso, um aumento do binário no eixo propulsor.