Sistema de combustível

Generalidades

O manual de funcionamento do sistema de combustível engloba os componentes,

Depósito do combustível

O depósito do combustível, montado à frente do trem traseiro (construído em forma de sela) é composto por uma câmara esquerda e uma direita.

Ao abastecer, através do tubo de enchimento e dum tubo flexível adaptado, enche primeiro a câmara direita e depois a esquerda. Na ligação do tubo de enchimento com o tubo flexível adaptado, encontra-se uma chapeleta de retenção no depósito do combustível.

Tubo de enchimento ao depósito do combustível

O tubo de enchimento, com uma secção do tubo de ventilação do abastecimento e do bocal de enchimento do depósito de combustível, são uma peça e constituem a metade superior do tubo de enchimento. A ligação da metade superior do tubo de enchimento ao depósito do combustível é um tubo flexível adaptado. Ele está ligado ao depósito de combustível por uma tubuladura de enchimento, em cuja extremidade, no interior do depósito, se encontra uma chapeleta de retenção.

Tubo de ventilação para o enchimento do depósito do combustível

A ligação do tubo de ventilação para o enchimento de ambas as metades do depósito encontra-se no depósito do combustível em cima à direita, antes da tampa para a sonda de nível do depósito com a bomba do combustível. Ela está interligada com a secção do tubo de ventilação para o enchimento, colocada no tubo de enchimento.

Chapeleta de retenção no depósito do combustível

A chapeleta de retenção na tubuladura de ligação do tubo de enchimento para o tubo flexível adaptado está no interior do depósito do combustível. Ela impede o derramamento instantâneo de combustível, em caso de acidente.

Ao efectuar a verificação, deve prestar-se atenção a que a chapeleta de retenção se movimente com facilidade.

Para verificar a facilidade de movimento da chapeleta de retenção, o tubo flexível adaptado pode ser comprimido por breves instantes no ponto assinalado pela seta. Desse modo, o combustível é empurrado para dentro do depósito, e retrocede de novo. Pode ouvir-se o mover da chapeleta provocado por esta passagem de combustível se ela não prender.

P160004

1

Tubo flexível adaptado desde o tubo de enchimento à tubuladura de ligação do depósito

2

Tubuladura de ligação do depósito na qual se encontra a chapeleta de retenção

Compartimento antiflutuação no depósito do combustível

O compartimento antiflutuação encontra-se na câmara direita do depósito do combustível. Ele está solidamente fixado com o depósito do combustível.

A bomba eléctrica do combustível (EKP) está fixada com molas ao compartimento antiflutuação. O compartimento antiflutuação garante que existe sempre à disposição do filtro de rede da bomba eléctrica do combustível um máximo de combustível, uma vez que a bomba de aspiração por jacto e o retorno do combustível alimentam este compartimento antiflutuação.

Bomba eléctrica do combustível (EKP) no depósito do combustível

A EKP está fixa com molas na câmara direita do depósito do combustível, no compartimento antiflutuação. O filtro de rede da bomba eléctrica de combustível situa-se por baixo do compartimento antiflutuação, para que também a quantidade restante de combustível, vinda da bomba de aspiração por jacto e do retorno do combustível, possa ainda ser aspirada.

Bomba de aspiração por jacto no depósito do combustível

A bomba de aspiração por jacto é uma parte do depósito do combustível, e transporta o combustível da metade esquerda para a metade direita do depósito. Já que a bomba de aspiração por jacto envia o combustível directamente para o compartimento antiflutuação, este será sempre cheio em primeiro lugar, assegurando assim que a bomba eléctrica do combustível tenha sempre à disposição um máximo de combustível.

O elemento accionador da bomba de aspiração por jacto é o combustível existente no tubo de retorno. Ele é conduzido através dum jacto, e assim acelerado devido ao estreitamento da secção. Através da elevada velocidade do combustível, gera-se uma subpressão que leva o combustível da metade esquerda do depósito para a metade direita.

Para não permitir que a pressão do combustível, gerada na bomba de aspiração por jacto devido ao jacto estreito, seja demasiado elevada, existe uma válvula limitadora de pressão, que limita esta pressão. Pois uma pressão demasiado elevada teria como consequência uma velocidade de fluxo do combustível demasiado grande, podendo diminuir ou interromper o débito.

Um jacto obstruído da bomba de aspiração por jacto, ou uma válvula limitadora de pressão avariada, conduzem à imobilização da viatura por falta de combustível, embora seja indicada a existência de combustível pela indicação de nível do depósito. Em ambos os casos não é transferido mais nenhum combustível da metade esquerda do depósito para a metade direita.

Filtro do combustível

O filtro do combustível assume a filtragem fina do circuito do combustível, uma vez que os pequenos pré-filtros das unidades situadas no circuito do combustível apenas têm um efeito de pré-filtragem.

Válvula limitadora de pressão para a bomba de aspiração por jacto

Para não permitir que a pressão do combustível, gerada na bomba de aspiração por jacto devido ao jacto estreito, seja demasiado elevada, existe uma válvula limitadora de pressão, que limita esta pressão. Pois uma pressão demasiado elevada teria como consequência uma velocidade de fluxo do combustível demasiado grande, podendo diminuir ou interromper o débito.

Depósito de compensação do depósito do combustível

Com o depósito cheio, ou posição desfavorável da viatura, o depósito de compensação compensa a variação do volume do combustível devido a aquecimento, por exemplo com o depósito atestado. Ele recebe o combustível que é forçado a sair do depósito cheio, devido a um aumento de volume.

P160002

Tubo de evaporação diante da metade esquerda do depósito

 

 

 

Através do depósito de compensação, os vapores de combustível chegam também ao filtro de carvão activo. Este é ventilado através da válvula de ventilação do depósito de combustível e descarrega a pressão através do tubo de ventilação do depósito de combustível.

P160001

Válvula de ventilação do depósito de combustível

 

Para que não saia combustível do depósito, numa posição extraordinária da viatura, através do depósito de compensação e do filtro de carvão activo, está montada no depósito de compensação uma válvula (válvula Rollover) que bloqueia a ligação em posição invertida.

Filtro de carvão activo para a ventilação do depósito de combustível

O filtro de carvão activo impede que os vapores de combustível escapem, através do tubo de ventilação do depósito de combustível. Os vapores de combustível ligados ao filtro de carvão activo são aspirados através da válvula de ventilação do depósito de combustível e queimados. Na aspiração, o filtro de carvão activo é enxaguado com o ar aspirado.

Tubos para a ventilação e arejamento do depósito de combustível

Para o arejamento e ventilação, o depósito do combustível está ligado com tubos de plástico através do depósito de compensação e o filtro de carvão activo.

O tubo de ventilação do depósito de combustível (tubo de evaporação em caso de sobrepressão do sistema / tubo de lavagem, caso a válvula de ventilação do depósito de combustível esteja aberta) é o único tubo aberto no sistema de combustível. O tubo chega do filtro de carvão activo, termina diante da metade superior esquerda do depósito, e é ali fixado com um clip de plástico.