Unidade hidráulica de comando

 

A unidade hidráulica de comando é constituída pelas válvulas electromagnéticas, uma câmara acumuladora por cada circuito de travão e uma bomba de realimentação de dois circuitos.

As válvulas electromagnéticas são comandadas pela unidade de comando ABS/DSC. Elas unem os bombitos de travão das rodas, conforme o estado de comutação, ao respectivo circuito da bomba principal do travão ou da bomba de realimentação, ou fecham o bombito do travão da roda relativamente a ambos.

Para cada um dos circuitos de regulação são necessárias duas válvulas electromagnéticas, uma válvula de entrada e de saída. Para o controlo DSC é necessário uma válvula de aspiração adicional e uma válvula de comutação. A válvula de aspiração possibilita a formação de pressão através do elemento auto-aspirante da bomba de realimentação. A válvula de comutação evita, durante os ciclos de controlo, o refluxo do óleo dos travões para o depósito de reserva.

A alimentação com positivo para as válvulas electromagnéticas é feita através do relé da válvula. A excitação deste relé é efectuada a partir da posição 2 do canhão de ignição através da unidade de comando ABS/DSC.

Durante a diminuição da pressão, a bomba de realimentação envia o óleo dos travões que sai dos bombitos de travão da roda de volta para o respectivo circuito da bomba principal do travão, através do acumulador atribuído. A alimentação com positivo para a bomba de realimentação é efectuada através do relé do motor. A excitação deste relé é efectuada a partir da posição 2 do canhão de ignição através da unidade de comando ABS/DSC.

Os acumuladores na unidade hidráulica de comando servem para recolher transitoriamente o óleo dos travões que se apresenta subitamente ao ser reduzida a pressão.