É tarefa do sistema de controlo da pressão dos pneus, recordar o condutor que deve restabelecer a pressão em caso de perda da pressão do ar e de o advertir em caso de furo no pneu. Portanto, o sistema RDC aumenta a segurança da viatura e o conforto para o condutor. Apesar disso, a prioridade da decisão e a responsabilidade permanecem com o condutor.
Vantagens:
- maior segurança de marcha graças à advertência atempada em caso de súbita perda de pressão
- evitam-se danos nos pneus devidos a um apisoamento excessivo em caso de insuficiente pressão dos pneus
- são controlados desvios da pressão dos pneus ajustada
- a perda lenta de pressão é reconhecida a tempo
Componentes:
- unidade de comando para a avaliação dos sinais
- uma antena de recepção por cava da roda
- sistema electrónico de roda com válvula
- tecla de inicialização
Advertência de segunda prioridade: O estado de funcionamento está caracterizado por uma deficiência de pressão dos pneus (0,2 bar abaixo da pressão nominal), em que continua a estar garantida a segurança de marcha. O Check-Control solicita ao condutor para que efectue a necessária correcção da pressão.
Advertência de primeira prioridade: Já não está garantida a segurança de marcha; o condutor é solicitado para que efectue imediatamente o controlo dos pneus.
Uma advertência de primeira prioridade é activada, quando a perda de pressão descer 0,4 bar ou 16% abaixo do valor ajustado, ou descer abaixo de um valor memorizado de modo sustentado na unidade de comando.
Importante!
Após cada correcção da pressão dos pneus deve, por regra, efectuar-se uma inicialização. Para o efeito, prime-se a tecla de inicialização com a ignição ligada (no mín. 6 segundos), até que no Check-Control surja a mensagem "Pressão dos pneus introduzida". Após um tempo de condução de alguns minutos, durante o qual o sistema executa uma identificação de roda própria e um controlo da inteligibilidade, o RDC assume a pressão de enchimento como sendo o valor nominal a vigiar.
Importante!
No Check-Control podem surgir os seguintes textos informativos: 'Pressão dos pneus introduzida', 'Controlo dos pneus inactivo', 'Verificar a pressão dos pneus', 'Furo no pneu', 'Furo no pneu diant. direito', 'Furo no pneu diant. esquerdo', 'Furo no pneu tras. direito, 'Furo no pneu tras. esquerdo'.
os sistemas electrónicos de rodas estão montados no interior do pneu e medem a pressão dos pneus, assim como a sua temperatura. Os dados medidos são transmitidos para fora da roda através de um estágio emissor no sistema electrónico da roda. A alimentação eléctrica é assegurada por uma pilha de lítio existente no sistema electrónico de roda. Cada sistema electrónico de roda possui uma identificação própria, a qual é transmitida conjuntamente com cada transmissão de dados.
Os dados transmitidos pelos sistemas electrónicos de roda são recebidos pelas antenas colocadas na cava da roda e enviadas à unidade de comando através de cabos protegidos.
No âmbito da identificação de roda própria, o sistema aprende automaticamente quais os sistemas electrónicos de roda que pertencem à própria viatura. Deste modo está excluída a possibilidade de que dados de uma outra viatura possam ser avaliadas.