Memória de posição dos bancos/coluna de direcção (SM/LSM)

A unidade de comando da memória de posição dos bancos/coluna de direcção (SM/LSM) está prevista para o posicionamento manual e automático do banco do condutor ou do acompanhante e da coluna de direcção.

Podem ser activados os seguintes accionamentos do banco:

Para a regulação da coluna de direcção, podem ser activados os seguintes accionamentos:

Está disponível um interruptor de comando próprio para cada um destes accionamentos. Os interruptores de comando estão parcialmente concentrados em blocos de interruptores.

Para cada accionamento, estão também disponíveis 3 espaços de memória, que podem ser livremente programados pelo utilizador. Estas memórias podem a qualquer momento ser chamadas pelo utilizador.

A activação dos motores de ajuste efectua-se através de um módulo de comando montado no motor respectivo. O módulo de comando assume as seguintes tarefas:

Para reduzir eficazmente a quantidade necessária de fios, a electrónica completa de comando para todos os accionamentos dos bancos e da coluna de direcção está integrada numa caixa em conjunto com o interruptor de ajuste dos bancos.

Indicação

A unidade de comando SM/LSM está ligada ao canal periférico (canal P). Por isso numa comunicação de diagnóstico entre o Service Tester e a unidade de comando SM/LSM não toma parte apenas a linha de diagnóstico, mas também o canal da carroçaria (canal K) e o canal P. Em caso de perturbações de diagnóstico, tem que ser comprovada a linha de diagnóstico entre a tomada de diagnóstico e o sistema electrónico do instrumento combinado (IKE). Adicionalmente deve também ser comprovado o condutor do canal K (entre a IKE e o módulo principal) e o condutor do canal periférico (entre o módulo principal e a SM/LSM).

Concepção de memória

No E38, as posições do ajuste do banco, da regulação da coluna de direcção e do ajuste dos retrovisores podem ser memorizadas com o sistema de memória.

As seguintes unidades de comando são necessárias para a memorização de todas as posições:

Desactivação dos consumidores

Com a viatura parada, podem ligar-se as luzes de leitura, as luzes dos porta-luvas, a iluminação do compartimento do motor e a iluminação do compartimento da mala. A alimentação eléctrica (alimentação B+) para estes consumidores é efectuada através do módulo principal.

Para que a bateria da viatura não seja descarregada quando as luzes estão permanentemente ligadas, o módulo principal desliga a alimentação B+, 16 minutos após desligar o borne R.

A linha "Desactivação dos consumidores" também é conduzida ao relé de interrupção da corrente de repouso K72. Este relé liga os circuitos de carga para:

Os sistemas mencionados são separados da alimentação, borne 30, através do relé K72, 16 minutos depois de desligar o borne R.

O restabelecimento da ligação dos consumidores mencionados é efectuado com o ligar do borne R ou do borne 15, ou se numa entrada do módulo principal ou periférico ocorrer uma alteração do sinal: p. ex. abrir uma porta, abrir o capot, destrancar uma porta.

Indicação

Em caso de perturbações na alimentação eléctrica do ajuste do banco e da regulação da coluna de direcção, deve, para além da comprovação das linhas de alimentação e dos fusíveis, comprovar-se também o relé de interrupção da corrente de repouso com o programa de diagnóstico "Interrupção da corrente de repouso".

Motores de ajuste com tecnologia "Ripple Count"

Generalidades

Na memória de posição do banco/coluna de direcção (SM/LSM), E38, os motores de ajuste dos bancos e da coluna de direcção já não são ligados e desligados por transístores de potência ou relés, montados na unidade de comando. A activação tem lugar através dum módulo de comando montado no motor (módulo Ripple Count ou módulo RC).

Cada motor de ajuste está munido de um módulo RC. O motor e o módulo formam uma peça.

Neste módulo estão incluídos o sistema electrónico para activação dos motores e o sistema electrónico para registo das rotações do motor e da sua posição. Cada módulo RC pode assim ligar autonomamente o "seu" próprio motor, e movimentá-lo para uma determinada posição.

Ligação entre unidade de comando SM/LSM e módulo RC

O respectivo módulo RC está ligado à unidade de comando SM/LSM através duma linha de dados simples. Através desta linha de dados, são transmitidas as seguintes informações:

Activação dos motores de ajuste com o módulo RC

As funções seguintes servem para activação dos motores de ajuste:

Registar a posição do motor com o módulo RC

A posição do veio do motor é conseguida por meio da contagem das "ondulações de corrente" provocadas pelo movimento do motor (alterações de corrente ou oscilações de campo magnético dum motor de corrente contínua) ou através da contagem de impulsos dum transmissor de impulsos. Podem ser suprimidos os potenciómetros de retrocesso habitualmente necessários.

Comando da memória de posição do banco/coluna de direcção

Regulação manual dos accionamentos

Para a regulação manual do banco utilizam-se os interruptores de ajuste no bloco de interruptores. O interruptor do ajuste (com unidade de comando integrada) encontra-se lateralmente no banco, do lado da respectiva porta da viatura.

Através deste interruptor, podem ser activados os accionamentos seguintes:

Para os accionamentos de ajuste do comprimento do assento (apoio das coxas) e o interruptor da parte superior do encosto existem interruptores independentes.

O ajuste manual da coluna de direcção é efectuado no interruptor de ajuste da coluna de direcção.

Para um melhor ajuste do banco e da coluna de direcção pode mudar-se a velocidade de ajuste em cada accionamento: Ao actuar o interruptor do ajuste, o accionamento entra em funcionamento com baixa velocidade. Se o interruptor do ajuste for actuado durante mais tempo, a tensão é aumentada lentamente até ao valor final. O comando da velocidade de ajuste é efectuado através da activação por impulsos da tensão do motor.

Programação de uma posição de memória

Chamada de uma posição de memória

Por regra, ao chamar posições memorizadas, distingue-se entre 2 modos de funcionamento:

Detecção de batentes de fim de curso

Para evitar uma desnecessária sobrecarga dos accionamentos e do módulo RC, existe uma detecção automática dos limites da margem de regulação.

Se ocorrer repetidamente um bloqueio no mesmo ponto, o valor de posição detectado é avaliado como batente de fim de curso. Cada ajuste adicional é interrompido antes de ser atingido este limite.

Um batente de fim de curso detectado incorrectamente (p. ex. através do bloqueio do banco devido a objectos que se encontrem nele pousados) pode ser ultrapassado, depois de se eliminar a causa do bloqueio, accionando novamente o interruptor de ajuste manual.

Sistema auxiliar de entrada / saída da viatura na memória da posição da coluna de direcção

Na memória da posição da coluna de direcção existe um sistema auxiliar de entrada / saída da viatura. Ele origina o levantamento da coluna de direcção para facilitar a entrada e saída da viatura.

O comando do sistema auxiliar de entrada / saída da viatura deriva de vários sinais da viatura.

A coluna de direcção desloca-se, nos seguintes casos, para a posição de inclinação mais elevada:

Nos seguintes casos é acedida a posição de retorno:

Para conseguir uma interrupção da regulação automática da coluna de direcção, só é necessário um accionamento do interruptor de ajuste da coluna de direcção (sentido de movimento arbitrário). A coluna de direcção pára imediatamente e não efectua mais nenhuma regulação. Só após um novo accionamento, é permitida uma activação dos motores.