Alternadores
Alternadores
Alternador normal
- Para a ligação à rede de bordo, o alternador normal possui na parte de trás dois pernos roscados para B+ (borne 30) e D+ (borne 61). A luz de controlo de carga é alimentada através dos díodos da excitação, com o sinal do borne 61.
Alternador compacto com regulador multifunções (MFR)
- O alternador com regulador multifunções possui um perno roscado apenas para a ligação B+ (borne 30). A ligação D+ (borne 61 E) encontra-se na ficha preta de 3 pinos no lado de trás do alternador. Para a alimentação eléctrica do regulador ainda se encontra nesta ficha a ligação, borne 15.
Alternador compacto com regulador multifunções (MFR) e temporização de ligação (Start-Load-Response)
- O alternador com MFR e temporização de ligação não se distingue exteriormente do alternador sem temporização de ligação. A diferença relaciona-se apenas com a limitação temporal da corrente nominal, durante o processo de arranque.
Luz de controlo de carga
A luz de controlo de carga é comandada de modo distinto, em função do modelo de regulador.
- Regulador normal
- No regulador normal, a luz de controlo de carga é comandada através da tensão gerada no enrolamento do estator, mediante os díodos da excitação e o regulador. A luz de controlo de carga acende em caso de defeito em virtude do surgimento de uma diferença de tensão entre o borne 15 (instrumento combinado) e o borne 61.
- Regulador multifunções
- No regulador multifunções a luz de controlo de carga é comandada através de um interruptor electrónico montado no regulador. Este interruptor é alimentado com tensão pelo borne 15, na ficha de 3 pinos no lado de trás do alternador. O regulador mede internamente a diferença de tensão do borne 30 e borne 15 e em caso de defeito liga o borne 61 E para Low. A luz de controlo de carga acende.
Regulador
O regulador tem a função de ajustar a um valor constante a tensão rectificada do alternador, independentemente da corrente e das rotações do alternador
- Regulador multifunções
No regulador multifunções está integrado um reconhecimento de defeito. Este é indicado através da luz de controlo de carga, em caso de
- falha da transmissão por correia (Ualternador
= Uborne 15
/ nenhum sinal de fase)
- nenhuma carga devido a um defeito (Ualternador
= Uborne 15
)
- Interrupção da excitação
- sobretensão devido a um estágio final do regulador condutivo (Ualternador
> Uborne 15
)
- Interrupção da linha de carga (Ualternador
- Uborne 15
>= 3 V +/- 0,5 V)
- Regulador multifunções com Start-Load-Response
O reconhecimento de defeito é idêntico ao do regulador multifunções sem Start-Load-Response
Função Start-Load-Response:
Com auxílio da função deve encurtar-se o processo de arranque do motor
especialmente durante baixas temperaturas ambiente
. Deve excluir-se que, por aplicação total da excitação e fornecimento de corrente, se produza um binário de travagem sobre o motor. A corrente de carga é assim limitada de início a 20 A. Após a limitação da corrente alcança-se lentamente a potência total.
Imagens de comparação para a técnica de medição com oscilograma
Cuidado!
As imagens de comparação só são válidas para o alternador normal !!!
Imagem do oscilograma na técnica de medição de um alternador normal em perfeitas condições:
Os sinais indicados encontram-se na faixa de tensão entre 9 V e 16 V. O sinal pode ter várias formas dependendo das rotações, estado da carga e estado da bateria.
Cuidado!
As imagens de comparação só são válidas para o alternador normal !!!
Imagem do oscilograma na técnica de medição de um alternador normal com uma danificação do díodo:
O sinal indicado encontra-se, nos picos de tensão e/ou quedas de tensão, fora da faixa de tensão entre 9 V e 16 V. Conforme o tipo de defeito, os picos de tensão também podem estender-se ao longo de todo o campo de medição. Neste caso existe uma interrupção, um curto-circuito à massa ou um curto-circuito ao positivo.