Regulação da climatização

 

A climatização é activada accionando a tecla de climatização. O acender das luzes de operacionalidade sinaliza a disponibilidade da climatização.

O compressor só liga se as condições de activação estiverem satisfeitas. Em seguida, sai através do evaporador ar frio cuja temperatura é aumentada no processo de reaquecimento com auxílio do permutador de calor para a temperatura desejada.

Se estiver montado um compressor regulado mecanicamente, a temperatura de desactivação do evaporador depende da temperatura exterior. Se a temperatura exterior for superior a 20 graus Celsius, a temperatura de desactivação baixa para 1 grau Celsius.

Para proteger o evaporador de congelar, a temperatura de saída é monitorizada através de uma sonda (sonda do evaporador) e o compressor é comandado através de um acoplamento electromagnético.

Condições de manobra para o acoplamento electromagnético

LIGADO (todas as condições devem estar cumpridas)

DESLIGADO (uma das condições deve estar cumprida)

Funcionamento cadenciado (ligar e desligar na cadência de 20 seg.)

Borne 15 ligado

Borne 15 desligado

Temperatura do líquido de refrigeração superior a 117o C e inferior a 120o C

Roda selectora da quantidade de arcondutor fora da posição zero

Roda selectora da quantidade de arcondutor na posição zero

 

Disponibilidade da climatização activada (luz de operacionalidade acesa)

Disponibilidade da climatização desactivada (luz de operacionalidade apagada)

 

Temperatura do evaporador > 3o C

Temperatura do evaporador < 2o C (compressor controlado < 1o C)

 

Temperatura do líquido de refrigeração < 117o C

Temperatura do líquido de refrigeração > 120o C - 3o C histerese

 

Sinal de climatização da DME, existente (compressor ligado)

Sinal de plena carga da DME origina desactivação temporária

 

decorrido o tempo de retardamento de 5 seg. (depois de alcançar um número de rotações > 600 rpm)

rotações mínimas inferiores ao exigido (400 rpm)

 

Interruptor de pressão

O interruptor de pressão triplo abre o circuito eléctrico para o acoplamento electromagnético, se a pressão do agente frigorífico for inferior ao valor de baixa pressão ou superior ao valor de alta pressão.

Baixa pressão

Pressão média

Alta pressão

LIGADO < 2,8 +/- 0,2 bar

LIGADO > 20,0 +/- 1 bar

LIGADO > 33,0 +/- 1 bar

DESLIGADO >1,9 +/- 0,2 bar

DESLIGADO < 17,5 +/- 1 bar

DESLIGADO < 23,5 +/- 1 bar

Regulação do evaporador

O regulador de temperatura do evaporador é constituído por um regulador de duas posições com base num valor limite de ligação ao positivo variável com 1o K de histerese. O circuito do líquido de esfriamento é activado a uma temperatura do evaporador > 3o C e desactivado a uma temperatura do evaporador < 2o C com compressor não controlado e < 1o C com compressor controlado. Deste modo evita-se uma congelação do evaporador.

Temperatura do líquido de refrigeração

O sistema electrónico do instrumento combinado (IKE) dispõem de um sensor do líquido de refrigeração no circuito de refrigeração. Este sinal analógico do sensor é processado na IKE e lido pelo IHKA através do canal K.

Para evitar um sobreaquecimento do motor monitoriza-se o líquido de refrigeração do lado do sistema de climatização. A uma temperatura do líquido de refrigeração superior a 117o C, o acoplamento electromagnético é activado e desactivado a uma cadência de 20 seg. Se a temperatura do líquido de refrigeração exceder os 120o C, o acoplamento electromagnético é desligado obrigatoriamente até que a temperatura seja inferior a 117o C. Só então, o acoplamento electromagnético é novamente interligado a 100%.

Desactivação de plena carga

Para reduzir o tempo que o motor necessita para acelerar da posição de ralenti até à posição de plena carga desactiva-se, em caso de plena carga, o acoplamento electromagnético por um período limitado. O tempo de desactivação é 4 e 10 seg. conforme o motor

Condição de plena carga: sinal do velocímetro < 14 km/h e aceleração

aumento do regime de ralenti

Para que a qualidade de marcha não seja afectada devido à carga do compressor, existem as linhas de comando AC e KO para o comando da DME através da unidade de comando da climatização.

A saída AC da unidade de comando da climatização solicita à DME um aumento do regime de ralenti sendo ligado o sistema de climatização. Se o sinal estiver activo, a DME eleva, independentemente do acoplamento electromagnético, o regime de ralenti por 110 - 200 rpm.

Adicionalmente é possível um aumento do regime de ralenti dependente da codificação.

Opção 1: depois de ligar o aquecimento do óculo traseiro, o ventilador na posição máxima, a luz de médios ou de máximos.

Opção 2: em caso de detecção de subtensão. Com borne 30 < 11,4 V é activado o aumento do regime de ralenti e com borne 30 > 12,2 V é desactivado.

Activação do compressor

A activação da função climatização efectua-se premindo a tecla da climatização. De seguida, efectua-se o aumento do regime de ralenti. Com a saída DME_KO, a unidade de comando da climatização indica à DME a intenção de activar o compressor. Em seguida, a DME efectua um acrescento do valor de perturbação, i. é. ela move a borboleta no sentido "Mais ar" aumentando assim simultaneamente o débito de injecção.

A DME transmite através do sinal DME_KOREL (relé do compressor) uma mensagem de confirmação para a unidade de comando da climatização, para activar o compressor do ar condicionado. Se estiverem satisfeitas todas as condições para activar o compressor do ar condicionado, este é comandado directamente pela unidade de comando.

Para se evitar um fornecimento excessivo de água por parte do evaporador, depois de desligar o sistema de climatização no regime de marcha, o compressor é activado durante 15 minutos em funcionamento cadenciado. Nessa ocasião, a temperatura do evaporador é levada lentamente até ao valor da temperatura exterior. Caso estejam montados compressores controlados é suprimida a desactivação em cadência.

Ventilador suplementar, posição 1

A posição 1 do ventilador suplementar é ligada pelo sistema de climatização através do relé, quando o acoplamento do compressor está activo e a temperatura exterior for superior a 10o C. O ventilador suplementar é desactivado quando o acoplamento do compressor tiver desactivado ou a temperatura exterior for inferior a 8o C.

Por razões de segurança, um interruptor de termóstato obriga também a comutação para a posição 1 a partir de uma temperatura de 91o C, independente da solicitação da unidade de comando da climatização.

Ventilador suplementar, posição 2

A posição 2 do ventilador suplementar não é comutada pela unidade de comando da climatização.

Se o líquido de refrigeração tiver excedido um valor superior a 99o C ou o interruptor de pressão média tiver fechado, a posição 2 é ligada através de um relé.