O sistema do monitor de bordo representa para o condutor um meio de informação centralizado, com o qual obtém, sob a forma de uma apresentação uniforme, todos os dados necessários ou úteis no regime de condução.
O módulo de vídeo é parte integrante do sistema do monitor de bordo.
O módulo de vídeo engloba o receptor de TV com função de teletexto e sistema de antenas diversity, assim como a comutação para os sinais de vídeo, áudio e RGB.
O módulo de vídeo é um participante do canal K e está apto para autodiagnóstico.
O módulo de vídeo controla o ecrã de cristais líquidos através de linhas RGB. O som para a informação verbal do sistema de navegação (caso exista) é interligado, consoante o modo de funcionamento, à saída das linhas de baixa frequência para o rádio.
Se não está instalado nenhum sistema de navegação, o módulo de vídeo gera os gráficos para os menus no monitor de bordo (interface de utilizador).
Cada vez que a ignição é LIGADA, o módulo de vídeo identifica autonomamente se um sistema de navegação é parte integrante da interligação de sistemas e comporta-se em conformidade.
A função Sistema de antenas diversity, integrada no módulo de vídeo, garante sempre a melhor recepção possível com a viatura parada.
Fá-lo, seleccionando sempre, de acordo com determinados critérios, a antena que garante a melhor recepção. É constituído por 2 antenas de janela com amplificadores e pela função diversity no módulo de vídeo.
Os amplificadores de antena são alimentados por corrente pelo módulo de vídeo, através das tomadas de antena, à prova de curto-circuitos.
No módulo de vídeo encontra-se um receptor de TV com descodificador de teletexto.
O módulo de vídeo envia os sinais de vídeo através de três linhas (linhas RGB) ao monitor de bordo de cristais líquidos.
Se estiver instalado um sistema de navegação, este envia sinais de vídeo ao módulo de vídeo. Este possui um comutador interno, que comuta entre imagem de navegação/menu e imagem de TV.
O módulo de vídeo está conectado, através de linha de baixa frequência, ao rádio do monitor de bordo, que amplifica os sinais e os difunde através do altifalante.
O rádio comuta internamente os sinais de áudio do rádio para TV/navegação, se receber, através do canal K, as respectivas informações do módulo de vídeo.
Se existir um sistema de navegação na interligação do sistema, o computador de navegação envia os sinais de áudio ao módulo de vídeo e este comuta internamente entre som de TV e som de navegação.
Existem duas versões possíveis do sistema de monitor de bordo, no qual o módulo de vídeo está integrado.
Cada vez que a ignição é LIGADA, o módulo de vídeo identifica autonomamente se está instalado um sistema de navegação e comporta-se em conformidade.
Caso não esteja instalado um sistema de navegação no sistema de monitor de bordo, o módulo de vídeo gera os gráficos para os menus (interface de utilizador).
Se um sistema de navegação for parte integrante do sistema do monitor de bordo, é gerada a interface de utilizador pelo computador de navegação.
O computador de navegação está ligado ao módulo de vídeo através de linhas RGB (sinais de vídeo) e de baixa frequência (sinais de áudio). Em caso de necessidade, este passa as linhas RGB para o ecrã de cristais líquidos e as linhas de baixa frequência para o rádio.
Após substituir o módulo de vídeo, este deverá ser codificado através da Codificação mediante ZCS