Todas as funções do retrovisor são comandadas por ambas as unidades de comando da memória de posição do retrovisor da porta do condutor e da porta do acompanhante (SPM-FT , SPM-BT), interruptor da memória de posição do retrovisor e a memória de posição do banco. A comunicação entre o SPM-FT (porta do condutor), SPM-BT (porta do acompanhante) e a memória de posição do banco é efectuada através do canal K.
Funções:
Os retrovisores exteriores são ajustados respectivamente na horizontal e na vertical através de um accionamento de dois motores. A activação é determinada com o interruptor do retrovisor e avaliada pela SPM-FT. O comando do respectivo retrovisor exterior é efectuado na correspondente SPM-FT ou SPM-BT. A detecção das posições dos retrovisores é efectuada através de potenciómetros instalados no accionamento do retrovisor.
As SPM-FT e SPM-BT incluem o comando para a memória de posição do retrovisor. A memorização da posição do retrovisor é efectuada na unidade de comando da memória de posição do banco. A memorização da posição do banco/retrovisor é efectuada a partir do borne R. Depois de premir a tecla de memória, esta acende durante no máximo 10 segundos. Se neste espaço de tempo for premida uma das teclas de memorização (1, 2 ou 3), são memorizadas as posições actuais no espaço de memória seleccionado. A chamada de uma posição de memória é possível a partir do borne 30. A SPM-FT, SPM-BT possibilita para além da função de ajuste do retrovisor, também o acesso automático a uma posição do retrovisor, a qual foi anteriormente memorizada numa das três teclas na memória de posição do banco. A SPM-FT, SPM-BT possibilita para além disso o acesso automático às posições memorizadas nas chaves da viatura.
O rebaixamento do retrovisor é efectuado através do sinal de marcha-atrás (canal K) pela SPM-BT. Se com o borne 15 activo for engrenada a marcha-atrás, o retrovisor do acompanhante vira-se após 1 seg. para baixo, para uma posição prescrita. O rebaixamento do retrovisor só está activo se o interruptor direita/esquerda do retrovisor estiver na posição do condutor. O rebaixamento do retrovisor é desactivado logo que esteja presente o sinal de reboque no canal K.
O aquecimento dos retrovisores é comandado pela SPM-FT e SPM-BT nas portas. O aquecimento está activo a partir do borne 15.
A respectiva SPM desliga o aquecimento do retrovisor em caso de subtensão. Desligar com 10,8 V e voltar a ligar com 11,6 V.
Com o accionamento electromotriz para a recolha dos retrovisores exteriores (equipamento extra) podem recolher-se os dois retrovisores exteriores, no sentido contrário ao da marcha. Premindo uma vez um interruptor de tecla no interruptor do retrovisor, são recolhidos ou desdobrados ambos os retrovisores exteriores.
Se a cabeça do retrovisor foi separada mecanicamente do accionamento (aplicação de força pelo lado de fora), torna-se possível um novo engate premindo uma vez a tecla. Os retrovisores são neste caso accionados no máximo durante 15 seg. Se o retrovisor estava desdobrado antes do desengate mecânico, (após o engate) pode-se desdobrar novamente, premindo de novo a tecla.
A velocidades superiores a 30 km/h, o recolher está impedido. O desdobrar é sempre possível.
Para evitar uma sobrecarga térmica dos accionamentos de recolha, opera um bloqueio de repetição durante três minutos, caso sejam efectuadas 6 actuações no intervalo de um minuto.
Para que a SPM-FT e a SPM-BT possam ser distinguidas pelo canal K, a entrada de codificação do acompanhante é ligada à massa, através do chicote de cabos da porta, ou é deixada em aberto.