Este teste torna possível verificar qualquer falseamento da curva característica do medidor de massa de ar. Tal falseamento pode ser provocado por sujidade ou defeito do elemento de medição no medidor de massa de ar.
A verificação baseia-se num cálculo teórico da massa de ar, e numa comparação com o correspondente sinal do medidor de massa de ar.
Para cada ponto de funcionamento do motor, pode calcular-se a massa de ar que o motor, a uma determinada rotação, teoricamente tem que fazer passar, com base na sua cilindrada. Além da rotação, entram ainda no cálculo os seguintes dados operacionais:
Nos pontos de verificação, o valor calculado para a massa de ar é comparado com o valor medido, o qual é determinado pela unidade de comando DDE a partir do sinal do medidor de massa de ar.
A comparação da massa de ar calculada e medida permite agora uma avaliação do sinal do medidor de massa de ar. Se a massa de ar medida se afasta demasiado da massa de ar calculada, o módulo de teste sinaliza um defeito. Por regra, este defeito deve-se a um medidor de massa de ar sujo ou defeituoso.
Além disso, deve estar assegurado que, durante a verificação, a válvula de recondução dos gases de escape está bem fechada. Se a válvula de recondução dos gases de escape não estiver bem fechada, o valor de medição é falseado.