Indicador de panne de pneu (RPA) M3

O indicador de avaria num pneu (RPA) é um sistema que monitoriza o estado dos pneus durante a marcha. Para esse efeito, são verificadas as rotações das quatro rodas, independentemente umas das outras, através dos sensores de rotações do ABS. Uma lógica de cálculo implementada na unidade de comando DSC avalia os dados recebidos, e transmite as informações ao condutor, em caso de necessidade. Deste modo o condutor é informado de uma eventual panne de pneu.

1. constituição do sistema

A indicação de avaria num pneu é constituída pelos seguintes componentes:

2. Funções

A função principal do sistema é a monitorização da pressão dos pneus durante a marcha. A pressão dos pneus a controlar é definida pelo condutor. Através da tecla de reset, ele dá instruções ao sistema para assumir como parâmetro nominal o actual jogo de rodas, com a pressão de pneus escolhida.

No caso de ocorrer uma alteração do número de rotações duma roda como consequência duma perda de pressão de ar, e dependendo da divergência de pressão, a unidade de comando fornece os sinais correspondentes ao sistema de informações do condutor (luz avisadora e gongo).

2.1. Estados do sistema

O RPA distingue 5 estados de funcionamento:

2.1.1. Estado ”activo”

Após ”ignição ligada” depois dum autoteste, o RPA acede ao estado ”activo”. Se a pressão dos pneus corresponder à pressão ajustada pelo condutor, descontando uma tolerância permitida, não é emitida ao condutor qualquer mensagem.

2.1.2. Estado de ”advertência”

E46 M3: A lâmpada avisadora acende com luz vermelha, e soa um sinal acústico M-roadster e M-coupé: A lâmpada avisadora acende com luz amarela. O estado de ”advertência” (perda de pressão de 45% +/- 5%) é deste modo assinalado, significando que a segurança de marcha deixou de ser garantida. No estado de ”advertência” não é possível que o sistema efectue o processo de memorização, nem comutar o RPA para inactivo. Premindo a tecla de reset durante 4 segundos, o RPA é de novo colocado no estado”activo”.

2.1.3. Estado ”inactivo”

A luz avisadora acende amarelo. No estado ”inactivo” ficam suspensas todas as funções RPA. O estado ”inactivo” é atingido através dum accionamento curto da tecla de reset. Um novo accionamento curto da tecla de reset conduz de novo ao estado ”activo”.

2.1.4. Estado de ”falha”

A lâmpada avisadora acende com luz amarela. O estado de ”falha” é provocado por um erro do sensor identificado pela unidade de comando DSC, ou por uma actuação da tecla de reset de mais de 120 segundos. Com a ”ignição ligada”, assim como com a entrada de diagnóstico, o RPA fica de novo activo, e sinaliza de novo uma falha, em caso de erro do sensor ou de se exceder o tempo do sinal da tecla de reset.

2.1.5. Estado ”processo de memorização”(normalização)

O processo de memorização é iniciado depois de ser accionado o interruptor de tecla RPA durante 4 segundos. Como confirmação desse início, a luz avisadora acende durante 12 segundos. O processo de memorização tem que ser efectuado depois de cada correcção da pressão dos pneus, ou depois duma substituição de pneu. A responsabilidade pelo ajuste correcto da pressão dos pneus cabe ao condutor. O sistema não pode realizar qualquer controlo da razoabilidade. Só após 10 minutos é que o sistema fica em condições de identificar um achatamento por 60% da pressão do ar a frio. Com a continuação do processo de memorização, reduz-se em 45% +/- 5% a pressão diferencial reconhecida como panne de pneu.

2.1.6. Estado de novo

A lâmpada avisadora amarela pisca. Com unidades de comando DSC novas, todas as funções RPA ficam inactivas. Através da iniciação do processo de memorização, o sistema RPA é activado.

3. Diagnóstico

Todos os sensores utilizados pelo RPA são já monitorizados através do ABS e do DSC. Se for identificado um defeito através do ABS e do DSC, o RPA sinaliza também uma falha.

Registos adicionais na memória de falhas são causados pelas seguintes ocorrências: