O sistema de canais de transmissão é um sistema de linhas colectivas, no qual se efectua a permuta de dados e ou mensagens. Um canal possibilita estabelecer a ligação de uma central (Master) com um grande número de unidades de comando independentes. Quer na linha colectiva, quer na linha de canal, todas as unidades estão ligadas em paralelo.
O canal de diagnóstico(canal D, linha TXD) transmite dados entre o DIS e uma unidade de comando. A selecção da unidade de comando para o diagnóstico efectua-se com o envio dum telegrama de diagnóstico para o endereço da unidade de comando. Assim, a unidade de comando sob consulta do Tester pode transmitir as informações de estado e o conteúdo da memória de falhas, ou executar a activação duma saída da unidade de comando.
Através do canal de informação (canal I) desloca-se principalmente o fluxo de dados dos instrumentos indicadores e do sistema audio. Por este canal são transmitidos, p.ex., os dados para o módulo de Check-Control, o computador de bordo, o display da IKE, o display multi-informativo, a navegação, o rádio e o telefone.
O canal da carroçaria (canal K) assume a troca de dados dos telegramas, que abragentemente são necessários. Assim estão ligadas p. ex. a ZKE e a IHK no canal K. Tecnicamente, o canal K corresponde na totalidade ao canal I.
O módulo principal é a central do canal periférico (canal P) . Em locais de colocação intensiva de cablagens, como p.ex. portas, são montados módulos periféricos, ligados entre si através do canal P. Através do canal P são comandadas as funções da ZKE (levanta vidros, trancamento central, etc.). Deste modo, através do canal P, são transmitidos os dados da ZKE ao módulo periférico correspondente, a partir do qual são accionados os componentes individuais.
Através do canal dos motores (canal M) são comandados os motores passo-a-passo do IHK. O IHK envia telegramas que activam o motor passo-a-passo com o endereço correspondente.
Condições de resposta das unidades de comando
Na viatura, com a ignição ligada, todas as unidades de comando são em princípio contactáveis através do diagnóstico.
Através da unidade de comando IKE (sistema electrónico do instrumento combinado) os canais estão em condições de trocar informações uns com os outros. Esta unidade contém o sistema electrónico para a preparação total do sinal e para o cálculo dos dados do instrumento combinado e do computador de bordo. A IKE é o canal principal (Master) para o canal I e o canal K. Para o bus de diagnóstico, ela funciona como caminho de acesso , que converte o formato de telegramas do canal I/K para o formato do canal D. Através dos sistemas de canais de transmissão, ela envia e recebe dados de todos os módulos e unidades de comando ligados à IKE. Quando, p.ex., a função ventilação independente é activada no MID, este telegrama tem que ser transmitido, através do canal I, da IKE e do canal K, até à IHK, que então executa a função. Aqui são apenas deixados passar os dados que, segundo o endereço, estão estabelecidos para o outro canal.