Condições prévias para o teste: Antes da realização do módulo de teste, deve assegurar-se de que o cabo de diagnóstico e o Tester estão o.k. Se necessário, deve efectuar-se o diagnóstico numa outra viatura, ou comprovar-se o cabo de diagnóstico com um autoteste. Com o ”Autoteste do cabo de diagnóstico” (selecção Administração) é verificado se o cabo de diagnóstico e o interface de diagnóstico no Tester estão o.k. Para isso, o cabo de diagnóstico tem que estar ligado à tomada de teste, na parte de trás do Tester.
Ciclo de teste: No módulo de teste é efectuada a verificação dos sistemas de canais de transmissão (canais I/K e D). Durante o teste, são contactadas as seguintes unidades de comando: DME/DDE, ABS/ASC/DSC, INSTRUMENTO COMBINADO, IHKA/IHKR/IHR, ZKE, RÁDIO, BM/MID e LCM/LSZ. Para efeitos de verificação é lida a identificação das unidades de comando.
Se os dados de identificação forem transmitidos correctamente, então o funcionamento do canal, no canal respectivo, está o.k. Se algumas unidades de comando não forem reconhecidas, a ligação de canal (fichas, linhas) ou a alimentação eléctrica estão cortadas. Uma falha das unidades de comando e uma unidade de comando não instalada têm o mesmo sintoma. As unidades de comando verificadas no módulo de teste são avaliadas no fim de cada passo de teste.
Se o estabelecimento da comunicação à viatura não for possível, então existe uma transferência de dados interrompida no canal de diagnóstico. Neste caso deve realizar-se uma localização de defeitos na linha do canal de diagnóstico.
Os defeitos podem ser curto-circuitos à massa e ao positivo, assim como interrupções. Por isso não é possível transmitir os dados entre as unidades de comando. Isto também se verifica nos canais I/K, caso nenhuma unidade de comando seja reconhecida no módulo de teste, e se no teste breve nenhumas unidades de comando puderam ser identificadas. Nestes casos deve realizar-se uma localização de defeitos na linha do canal.
Na imagem seguinte é representado um registo instantâneo da tensão do canal. Esta tensão do canal é uma representação modelo e mostra o decurso fundamental de um telegrama de canal.
1 Tensão do canal High
2 Tensão do canal Low
3 Comprimento do telegrama
Os sintomas de defeito têm as seguintes características :
As causas podem ser:
Para a localização de defeitos na linha de canal, utilize por favor, nas medições pré-ajustadas, o oscilograma e a verificação dos fios.
Unidades de comando perturbadoras no sistema de canais de transmissão
As causas destes defeitos podem ser condicionadas pelo software.
Um efeito de erros de software é a interferência em telegramas, daí resultando funções que não são executadas e, portanto, a ocorrência de falhas de funcionamento.
Indicações relativas à detecção da unidade de comando perturbadora no sistema de canais de transmissão: