Ventilador eléctrico

Viaturas com o BMS46 não dispõem de ventilador por acoplamento de viscosidade, mas apenas de um ventilador eléctrico.

E46:

O ventilador eléctrico é excitada directamente no motor do ventilador através de um estágio final de potência. A unidade de comando do motor faz actuar este estágio final de potência através dum sinal rectangular com relações de impulsos (duração de impulsos variável) entre 10 e 90 % e comanda assim as diferentes rotações no ventilador eléctrico. Relações de impulsos menores do que 5 % e maiores do que 95 % não activam nenhuma excitação, mas são utilizadas para reconhecimento de defeitos. O estágio final de potência possui alimentação própria de positivo e massa.

A velocidade de rotação do ventilador é influenciada pela temperatura do líquido de refrigeração à saída do radiador e pela pressão do sistema de climatização. Com o aumento da velocidade da viatura, a velocidade de rotação do ventilador é reduzida.

Perante um defeito na sonda da temperatura do líquido de refrigeração à saída do radiador, o ventilador eléctrico é comandado com número de rotações máximo.

E36/5 (compact) e E36/7 (Z3):

Com o motor a trabalhar, a posição I do ventilador eléctrico é activada pela unidade de comando do motor, através de um relé. A activação é efectuada por solicitação através da unidade de comando da climatização, ou ao ser fechado o interruptor do termóstato (devido à ultrapassagem do valor limite da temperatura na saída do radiador).

A activação da posição II é directamente efectuada através do interruptor do termóstato, ao exceder-se um limite superior de temperatura, já a partir da posição 2 do canhão de ignição.