Este módulo de teste serve para a inspecção do mecanismo dos pedais, para reconhecer com maior exactidão o accionamento simultâneo do pedal do acelerador e do travão no regime de marcha, para reconhecer um pedal do acelerador preso mecanicamente.
O defeito é registado na unidade de comando DME, se, no mínimo durante 2 segundos, for reconhecido um pedido constante do condutor, através do pedal do acelerador (constante significa: alteração do ângulo do pedal inferior a 0,4°) e se, para além disso, o pedal do travão (interruptor das luzes de travão) for activado durante 1 segundo.
Enquanto estiver presente o pedido constante do condutor, com o interruptor das luzes de travão activo, a viatura apresenta os seguintes efeitos:
A unidade de comando DME reduz o pedido do condutor em 0,4° por 10 mseg. e desliga a injecção.
Efeitos perceptíveis: como retirar o pé do acelerador
- corte de injecção no regime de marcha
- diminuição de potência
- constantes rotações elevadas, e/ou pedal do acelerador preso mecanicamente
Número de rotações ≥ 1280 rpm
Velocidade ≥ 7 km/h
Acelerador ≥ 12° de ângulo do pedal
Nenhum registo de defeitos na unidade de comando DME para os seguintes componentes:
- potenciómetro do acelerador
- interruptor das luzes de travão
Daqui resulta:
a fase de aquecimento (com o motor frio) e o regime de ralenti mais elevado, gerado através da intercalação de consumidores eléctricos, não origina registos de defeito.
O potenciómetro do acelerador deve ser substituído apenas em caso de reclamação expressa do cliente, relativamente a um regime constante de ralenti elevado (superior a 1280 rpm) com registo do defeito.
O simples registo do defeito não exige a substituição de componentes.
Se este defeito se repete com frequência, deverá chamar-se a atenção do cliente para o seu comportamento (accionamento simultâneo do pedal do acelerador e do travão).