Na injecção sequencial, cada injector é activado através de um estágio final próprio.
A injecção sequencial oferece as seguintes vantagens:
- uma preparação melhorada da mistura para cada cilindro
- a adaptação do momento de injecção ao estado de funcionamento do motor (número de rotações, carga, temperatura)
- uma correcção selectiva do débito de injecção por cilindro, em caso de carga alternada do motor; ou seja, durante um ciclo, o tempo de injecção pode ser corrigido, no sentido dum prolongamento ou duma redução, por meio de uma pós-injecção
- possibilidade de desactivação selectiva por cilindro (p. ex. perante uma bobina de ignição defeituosa)
- possibilidade de diagnóstico de cada um dos injectores
Estas vantagens da injecção sequencial resultam do facto de todos os cilindros serem alimentados com combustível independentemente uns dos outros.
Através da activação de cada injector mediante um estágio final próprio consegue-se que a acumulação prévia do combustível em todos os cilindros seja igual e que, deste modo, ocorra em todos os cilindros uma preparação da mistura de igual qualidade. O tempo de acumulação prévia é variável e depende da carga do motor, do número de rotações e da temperatura.
Visto só ser injectado uma vez por cada rotação da árvore de cames, a dispersão da alimentação da quantidade de combustível diminui como consequência das tolerâncias dos componentes. Para além disso, a condição no regime de ralenti é melhorada, já que os tempos de resposta e de desoperação nos injectores são reduzidos. Para além disso, obtém-se um consumo de combustível ligeiramente inferior.
No regime de marcha, o tempo de injecção pode ser corrigido, em acelerações ou desacelerações súbitas. Se os injectores ainda estiverem abertos, é possível corrigir a mistura, por meio duma breve pós-injecção ou através do prolongamento / redução do tempo de injecção, quer nos injectores que ainda não injectaram, quer nos que injectam nesse momento, ou naqueles que já injectaram. Deste modo consegue-se um melhor comportamento de resposta do motor.