A posição correspondente da borboleta é calculada na unidade de comando do motor, a partir da posição do pedal do acelerador e de outros valores. A borboleta é aberta ou fechada electricamente pela unidade de comando do motor.
Função
A posição actual da borboleta é detectada por intermédio de dois potenciómetros. O comando do motor reajusta a posição através do accionamento eléctrico, até que a abertura momentânea da borboleta corresponda à posição nominal. Por motivos de precaução são utilizados dois potenciómetros. As curvas características de ambos os potenciómetros têm um comportamento oposto entre si. Ambos potenciómetros são alimentados com 5 V exactos pela unidade de comando do motor. Esta fonte de tensão também serve para a alimentação do sensor 1 do potenciómetro do acelerador ou do módulo do pedal do acelerador.
Característica do potenciómetro da borboleta
Monitorização das tensões dos sinais.
As tensões do sinal de ambos os potenciómetros são monitorizadas permanentemente através da unidade de comando. É verificado se ambas as tensões dos sinais estão dentro da faixa admissível e se são razoáveis entre si. E ainda se não existe nenhum curto-circuito. A unidade de comando do motor identifica com base no sinal de massa de ar qual das duas tensões de sinal é correcta.
Se a unidade de comando do motor identificar a tensão do sinal de um potenciómetro como sendo incorrecto, a máxima abertura possível da portinhola é limitada a 20 graus.
Se as tensões de sinal de ambos os potenciómetros forem identificadas como incompreensíveis, é desactivado o comando da borboleta. Nestas circunstâncias não é possível uma identificação da posição momentânea da borboleta. Por conseguinte, a mola recuperadora fecha a borboleta.
Monitorização da posição da borboleta
A unidade de comando do motor verifica constantemente se a posição real da borboleta corresponde à posição prevista. Desse modo é possível detectar uma borboleta que prende. Em caso de defeito, as rotações máximas possíveis do motor são limitadas a 1300 rpm, por motivos de precaução.
Uma borboleta com prisão de movimento, isto é que só se deixa regular lentamente, é desactivada e fechada por intermédio da mola recuperadora. Com isto, o número máximo permitido de rotações do motor é limitado a 1300 rpm, desligando a injecção.