Potenciómetro do acelerador/módulo do pedal do acelerador

A posição do pedal do acelerador é detectada através dum sensor e avaliada na DME. Tendo em consideração outros factores, calcula-se a partir dela a posição necessária da borboleta.

Função

O potenciómetro do acelerador ou o módulo do pedal do acelerador é alimentado através de uma tensão exacta de 5 V da unidade de comando do motor. O potenciómetro do acelerador ou o módulo do pedal do acelerador está equipado com dois sensores totalmente independentes e acoplados mecanicamente. Ambos emitem um sinal de tensão que corresponde à posição momentânea do pedal. Por motivos de precaução são utilizados dois sensores para detectar defeitos. O sensor 2 gera sempre exactamente a metade da tensão do sensor 1. Deste modo pode detectar-se um curto-circuito de ambos os sensores.

Monitorização

Ambas as tensões de sinal são monitorizadas permanentemente através da unidade de comando do motor. São detectados o ultrapassar por excesso ou por defeito da faixa de tensão permitida, assim como a diferença de ambos os sinais. Para além disso é monitorizada a tensão de alimentação. Para cada sensor existe uma fonte de tensão.

Ao ocorrer um defeito, a potência máxima do motor está limitada. A viatura reage de modo retardado a accionamentos rápidos do pedal do acelerador. Se existem simultaneamente dois defeitos, as rotações do motor são limitadas para um valor máximo de 1500 rpm.

Potenciómetro do acelerador ou módulo do pedal do acelerador

Conforme o modelo da viatura é montado ou o potenciómetro do acelerador ou o módulo do pedal do acelerador. O potenciómetro do acelerador está unido ao pedal do acelerador com uma vareta. No módulo do pedal do acelerador, o sensor e o pedal formam uma unidade. No potenciómetro do acelerador, os sinais eléctricos de saída são gerados através do potenciómetro pelo princípio do divisor de tensão. No módulo do pedal do acelerador são utilizados sensores Hall de proximidade. No entanto, o potenciómetro do acelerador e o módulo do pedal do acelerador não se diferenciam no que diz respeito aos sinais de saída.