O comando do tejadilho de correr/deflector efectua-se através do módulo do tejadilho de correr/deflector. O módulo inclui todos os circuitos de carga e está directamente ligado ao accionamento do tejadilho de correr.
A atribuição do módulo à viatura é efectuada através de codificação.
O módulo do tejadilho de correr/deflector inclui os seguintes componentes:
O comando do tejadilho de correr é efectuado por meio de um interruptor com cinco posições diferentes de comutação.
As cinco posições são transmitidas, através de três linhas, para o módulo SHD (sinal de massa).
Ao premir, vencendo a resistência, o interruptor na posição ”Fazer deslocar no sentido ABERTO” e ”Fechar” é activado um funcionamento automático que abre ou fecha completamente o tejadilho de correr/deflector.
Se o interruptor for accionado no sentido ”Levantar” com o tejadilho de correr aberto, o tejadilho desloca-se automaticamente até à posição final ”Levantar, aberto”. O processo pode ser interrompido accionando novamente o interruptor.
Dois sensores de posição (sensores Hall) registam o número de rotações do motor e, a partir deste, determinam a posição do tejadilho de correr. Ao atingir a respectiva posição final ocorre uma desactivação do accionamento
A partir dos impulsos do sensor de posição e do consumo de corrente do motor é calculado permanentemente o binário do accionamento. Se o binário ultrapassar um determinado valor, tal é identificado como aprisionamento. Os parâmetros (curva característica) para a protecção antiaprisionamento estão determinados nos dados de codificação. Eles são registados na unidade de comando durante a codificação.
A protecção antiaprisionamento está activa no sentido ”Fechar”, com uma abertura do tejadilho de correr entre > 4 mm e <200 mm. Está activo tanto durante o fechar normal (interruptor não premido a fundo), como também durante o funcionamento automático e durante o fecho conforto do tejadilho de correr. Premindo o interruptor vencendo a resistência no sentido "Fechar" e mantendo-o nessa posição, a protecção antiaprisionamento é colocada fora de função em caso de defeito.
Ao detectar um aprisionamento, o processo de fecho é interrompido e o tejadilho de correr é aberto durante aprox. 1 segundo.
Importante!
A protecção antiaprisionamento já não está activa com uma abertura do tejadilho de correr inferior a 4 mm.
A inicialização do tejadilho de correr/deflector engloba a detecção das posições finais mecânicas (padronização) e o aprender (adaptação) da curva característica para a protecção antiaprisionamento.
Nos módulos SHD com o Índice de diagnóstico 01 e 02, a curva característica para a protecção antiaprisionamento é determinado através dos dados de codificação. Não é necessário um processo próprio para a adaptação da curva característica.
Nos módulos SHD com o Índice de diagnóstico 03, a curva característica após a padronização deve ser memorizada pelo módulo através de um procedimento especial.
Visto os sensores de posição estarem instalados no módulo do tejadilho de correr, não possuem uma correlação fixa com o mecanismo do tejadilho de correr. Para conseguir esta correlação, o módulo deve registar e memorizar internamente as posições finais mecânicas. Chama-se a este processo padronização. Num tejadilho de correr/deflector não padronizado só são executáveis as funções ”Fechar” e ”Levantar”.
A padronização é efectuada quando o tejadilho de correr é levado até ao batente mecânico da posição ”Fechado” ou ”Levantar”. O batente é detectado com um período de desactivação de aprox. 1 segundo.
Após trabalhos de reparação no tejadilho de correr é necessário realizar uma nova padronização. Para realizar uma padronização, levar o tejadilho de correr/deflector para a posição final ”Levantar”.
Depois de atingir a posição, manter o interruptor premido em ”Levantar” durante no mínimo 15 segundos. Apagam-se os dados antigos e são memorizados novos valores de padronização. Uma breve activação do accionamento SHD indica que a padronização está a ser efectuada.
Indicação: Se o tejadilho de correr parar antes de atingir a posição final, manter o interruptor premido e aguardar no mínimo 15 segundos (apagar dos valores de padronização). Depois disso, o tejadilho continuará a deslocar-se. Manter o interruptor premido ainda durante 1 segundo após o tejadilho atingir a posição final.
Nos módulos SHD com Índice de diagnóstico 03, deve após a padronização, memorizar-se a curva característica para a protecção antiaprisionamento.
A memorização da curva característica é efectuada através do seguinte procedimento: Após a padronização, soltar o interruptor de comando e no espaço de 5 segundos pressioná-lo novamente na posição ”Levantar” e mantê-lo nessa posição. Após aprox. 5 segundos, o tejadilho de correr é completamente aberto e fechado. Nessa ocasião são registadas as forças mecânicas no sistema.
Durante todo o procedimento não se deve soltar o interruptor.
Quando a posição ”Tejadilho de correr fechado” tiver sido atingida, a memorização da curva característica foi concluída. Pode agora soltar-se o interruptor de comando.
Importante
Para que a protecção antiaprisionamento funcione com segurança deve ser efectuado, após todos os trabalhos de reparação no tejadilho de correr/deflector, uma padronização e uma memorização da curva característica!
Do mesmo modo que nos levanta vidros, também o tejadilho de correr/deflector pode ser aberto ou fechado com o trancar ou destrancar da viatura.
Uma abertura conforto ocorre quando o canhão de fecho é mantido mais de 3 segundos na posição ”Destrancar” ou quando a tecla correspondente no comando à distância é premida durante o mesmo tempo.
Um fecho conforto ocorre quando o canhão de fecho é mantido mais de 2 segundos na posição ”Trancar” ou quando a tecla correspondente no comando à distância é premida durante o mesmo tempo.
As funções podem ser activadas e desactivadas através da codificação.