Para os motores M62TU, M73TU, S62 e S54 é utilizada uma denominada injecção sequencial. Cada injector é activado através de um estágio final próprio.
A injecção sequencial oferece as seguintes vantagens:
- preparação melhorada da mistura para cada cilindro
- adaptação imediata do momento de injecção ao estado momentâneo de funcionamento do motor
- correcção de injecção selectiva por cilindro em caso de carga alternante do motor
- desactivação selectiva por cilindro (p. ex. perante uma bobina de ignição defeituosa)
- diagnóstico de cada um dos injectores
Através da activação de cada injector mediante um estágio final próprio consegue-se que a acumulação prévia do combustível em todos os cilindros seja igual e que, deste modo, ocorra em todos os cilindros uma preparação da mistura de igual qualidade. O tempo de acumulação prévia varia em função da carga do motor, número de rotações, temperatura do motor e temperatura de aspiração do ar fresco.
Visto só ser injectado uma vez por cada rotação da árvore de cames, a dispersão da alimentação da quantidade de combustível diminui como consequência das tolerâncias dos componentes. Para além disso, a condição no regime de ralenti é melhorada, já que os tempos de resposta e de desoperação nos injectores são reduzidos. Para além disso, obtém-se um consumo de combustível ligeiramente inferior.
No regime de marcha, o tempo de injecção pode ser adaptado por cilindro no caso de uma aceleração súbita ou após uma desaceleração. Deste modo consegue-se um melhor comportamento de resposta do motor.
Um outro melhoramento substancial é que em caso de falha de um estágio final do motor, é possível continuar a circular com os restantes cilindros em regime de emergência.
Se ocorrerem perturbações nos injectores, os respectivos defeitos são memorizados na memória de falhas da unidade de comando DME.
O programa de diagnóstico oferece, para a localização de defeitos ou para a comprovação do funcionamento, a possibilidade de desligar cada injector ou com o motor a trabalhar ou com a ignição ligada (motor parado), durante 10 segundos com 10 Hz.