Sensor do nível de óleo

Para a monitorização do nível de óleo, o fundo do símbolo do óleo de motor é iluminado de vermelho para a mensagem "Pressão do óleo insuficiente", e de amarelo para a mensagem "Nível de óleo insuficiente". A mensagem "Pressão do óleo insuficiente" tem sempre prioridade. Se o nível de óleo for reconhecido como insuficiente e existir pressão do óleo, o símbolo do óleo de motor acende de cor amarela. A situação "Perda de óleo" uma vez detectada é memorizada, e também indicada durante a marcha, até a ignição ser desligada (chave de ignição na posição 0). Se for detectado "Atingido nível mínimo do óleo", isto só é indicado após o fim da marcha, durante 30 segundos. Uma falha do sensor de nível de óleo é sinalizada após aprox. 25 - 30 segundos, se a chave de ignição for rodada para a posição 2 (borne 15) e existir pressão do óleo (motor a trabalhar). Se ocorrer uma falha do sensor durante a marcha, tal não é indicado através da advertência do nível de óleo. Esta advertência do nível de óleo tornou-se necessária como consequência do prolongamento do ciclo de mudança de óleo (percurso remanescente 25 000 km).

Função do sensor

O nível de óleo é monitorizado por um sensor de nível de óleo activo, que fornece um sinal ao instrumento combinado, através de um condutor. O sinal passa através da unidade de comando DME, sendo ai apenas encaminhado.

O sensor de nível de óleo fornece um sinal de duração dos impulsos e frequência variável. A frequência está aprox. entre 1 Hz e 10 Hz. O princípio de medição da sonda térmica de nível de óleo baseia-se na alteração do período de aquecimento e arrefecimento de um elemento sensor que se encontra no óleo de motor. O período longo (high) (período de impulso ACTIVO) e o período curto (low) (período de impulso DESACTIVO) correspondem aos períodos de aquecimento ou de arrefecimento (o sensor é arrefecido pelo óleo) do elemento de aquecimento do sensor. O período longo (high) depende da temperatura do óleo do motor, o período curto (low) depende do nível de óleo.

Para além disso, as correntes e os tempos no elemento sensor são influenciados pela temperatura actual do óleo e a dinâmica de marcha. A partir dos períodos curtos (low) é determinado o nível de óleo através de um campo característico. O nível de enchimento é elevado para um período curto (low) de aprox. 200 mseg. e baixo para aprox. 750 mseg. de período de arrefecimento. O período de aquecimento depende da temperatura do óleo do motor e encontra-se na faixa de tempo de 5 mseg. a 100 mseg.. Para a avaliação do nível de óleo deve avaliar-se o período de aquecimento e de arrefecimento. Através desta avaliação são reconhecidas, após uma fase de aquecimento, duas situações "Atingido o nível mínimo de óleo" e "Detectada perda de óleo".

Em caso de falha ou perturbação do sensor, são registados defeitos no instrumento combinado.