O amplificador HiFi/Top-HiFi é um amplificador com circuitos divisores de frequência (diplexer) activos. Através de um sistema deste tipo, obtêm-se melhores resultados acústicos do que com circuitos divisores de frequência (diplexer) passivos.
Os circuitos divisores de frequência (diplexer) activos transmitem as frequências, reproduzidas em óptimas condições pelo sistema de altifalantes intercalado, para um módulo amplificador (estágio final), ao qual estão ligados os respectivos altifalantes (altifalante de agudos, médios, graves).
No E83, no módulo amplificador (estágio final) estão ainda intercalados os altifalantes ”subwoofer”.
O amplificador está interligado directamente com o positivo permanente e a massa, como alimentação de potência. A activação/desactivação é efectuada através da entrada de comando do rádio. O amplificador fica activo após aproximadamente 2 segundos, se o amplificador detectar na entrada de comando uma tensão superior a 9 V, e na entrada do positivo permanente uma tensão superior à da tensão na entrada de comando.
O amplificador está interligado directamente com o positivo permanente e a massa, como alimentação de potência. Se a tensão na entrada de comando descer, durante um breve período de tempo (aproximadamente 25 milissegundos), abaixo do limite inferior da tensão de serviço de 9 V, o amplificador é desligado.
O amplificador está interligado directamente com o positivo permanente e a massa, como alimentação de potência, e trabalha numa margem de tensão de serviço de 9 até 16 V. Se a tensão descer na entrada de comando, durante um breve período de tempo (aproximadamente 25 milissegundos), por exemplo durante um processo de arranque, abaixo do limite inferior da tensão de serviço de 9 V, o amplificador é desligado, e o processo de activação volta a decorrer depois de serem cumpridas as condições de activação.
O amplificador HiFi, ao contrário do amplificador Top-HiFi, não possui nenhum aumento do volume em função da velocidade, para compensar os ruídos gerados pela acústica na viatura. Este aumento geral do volume é efectuado através do rádio.
O amplificador Top-HiFi possui a mesma funcionalidade que o amplificador HiFi. Adicionalmente, aos estágios finais para os altifalantes de agudos, médios e graves, está interligado um amplificador para ”subwoofer” com dois canais, o qual, como o amplificador Top-HiFi, controla uma compensação dos ruídos gerados pela acústica da viatura, em função da velocidade (função do equalizador).
O amplificador Top-HiFi, ao contrário do amplificador HiFi, efectua uma compensação (equalização), em função da velocidade, dos ruídos gerados pela acústica na viatura, aumentando o volume numa determinada gama de frequências áudio. Para o efeito, o amplificador Top-HiFi possui uma ligação de sinal (velocímetro A) do instrumento combinado. Esta compensação não origina um aumento geral do volume, mas sim um aumento dependente da frequência do som. Principalmente a gama de frequências de baixos é aumentada a velocidades de marcha elevadas.
Excepto no E46 Touring e E83, o amplificador Top-HiFi possui, um módulo ”subwoofer” adicional na versão de dois canais. Está preso à caixa do ”subwoofer”, possui alimentação eléctrica própria e é activado através de um sinal do amplificador Top-HiFi (> 8 V = LIGADO / < 6 V = DESLIGADO). O módulo ”subwoofer” tem, como o amplificador Top-HiFi, uma compensação dos ruídos gerados pela acústica da viatura, em função da velocidade (função de equalizador). Para o efeito, o módulo ”subwoofer” possui uma ligação de sinal (velocímetro A) do instrumento combinado, através do amplificador Top-HiFi. Principalmente a gama de frequências de baixos é aumentada a velocidades de marcha elevadas.
O amplificador Top-HiFi possui uma função de som espacial, que oferece uma acústica espacial melhorada. O efeito de som espacial é notado especialmente ao utilizarem-se fontes de som ”verdadeiro” (utilização de CD). Perante significativa quota-parte de conversação, ou má recepção radiofónica, não é recomendável a função de som espacial. Após a compensação (equalização) dos ruídos gerados pela acústica da viatura, a função de som espacial está activada, podendo ser desactivada através de uma tecla.